Coimbra: estes castelos já estão a receber visitas (e são gratuitas)

Ainda não é permitido circular nas muralhas nem aceder a espaços fechados (Foto: DR)
Os castelos de Montemor-o-Velho e da Lousã, no distrito de Coimbra, acabam de reabrir ao público. Estas fortificações, ricas dos pontos de vista histórico, arquitetónico e paisagístico, podem ser visitadas diariamente e de forma gratuita, embora com algumas condicionantes, devido à pandemia.

O castelo de Montemor-o-Velho voltou a abrir nesta segunda-feira, dia 15. As visitas à área descoberta decorrem todos os dias, entre as 10h e as 17h, com entrada livre, sendo necessário cumprir algumas regras, no seguimento das recomendações da Direção-Geral de Saúde, do Ministério da Cultura e demais legislação.

Castelo de Montemor-o-Velho.
Fotografia: DR

Ainda não é permitido circular nas muralhas nem aceder a espaços fechados, como a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, os sanitários ou o posto de turismo, além de terem sido suspensas, temporariamente, as visitas guiadas. Higienizadas as mãos, à chegada, os visitantes devem cumprir o circuito de entrada e saída pela porta da peste, devidamente assinalado, usar máscara e respeitar o distanciamento social de pelo menos dois metros.

Também o castelo da Lousã reabriu ao público, no passado dia 10, com horário repartido por dois períodos: das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, durante este mês. As visitas estão limitadas a uma dezena de participantes, no máximo, e duram somente 15 minutos. A medida integra o plano gradual de desconfinamento da autarquia.

Castelo da Lousã.
Fotografia: DR




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend