Gaia: há uma nova exposição para ver na Bienal de Arte

Casa-Museu Teixeira Lopes. Fotografia: DR
«Artistas convidados» é como se chama a exposição que é inaugurada, nesta sexta-feira, às 18h00, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, no âmbito da 3ª Bienal Internacional de Arte Gaia. Ao todo, são 77 obras, de autores como Nadir Afonso, Jorge Curval ou Franchini.

Ângelo de Sousa, António Sena, António Bessa, Juan Antonio Mañas, Jaime Silva, Isabel Sá, Graça Martins, Francisco Laranjo e Helena Fortunato são outros nomes que integram a exposição, e mais há para ver, até 20 de julho, data em que chega ao fim esta terceira edição da Bienal.

«As magníficas salas da Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo recebem uma espécie de radiografia visível do que se vai produzindo, acompanhando o percurso e a evolução dos respetivos artistas, alguns deles, sem dúvida, grandes nomes da arte contemporânea», afirmou Agostinho Santos, curador da exposição e presidente da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, que foi quem selecionou as obras, e assegura, também, a direção da Bienal.

«Artistas convidados», na Casa-Museu Teixeira Lopes
Fotografia: DR

A Bienal Internacional de Arte Gaia, que envolve mais de 500 artistas, de 14 nacionalidades, e para lá de 2000 obras, arrancou, no dia 23 de abril, na Quinta da Fiação de Lever, numa lógica de descentralização. São 2600 metros quadrados de área expositiva, que correspondem a dois pavilhões da antiga Companhia de Fiação de Crestuma.

A Quinta da Fiação acolhe também, a partir desta sexta-feira, um ciclo de «Diálogos na Bienal» que, semanalmente, reúnem artistas, curadores e público à volta de temas abordados nas exposições. Essas conversas realizam-se, até 17 de julho, à quarta-feira, às 18h00, e ao sábado, às 16h00, havendo música a seguir.

A Bienal estende-se ainda ao Mosteiro de São Salvador de Grijó, que recebe, a partir do dia 12 de Julho, a exposição «Missio/Missão». Tem curadoria do Cónego António Coelho e de Bruno Marques, e engloba mais de meia centena de artistas.

O programa integra também, entre outras iniciativas, uma exposição individual de pintura, «Desempacotar a Cultura», de Do Carmo Vieira, que apresenta rostos da literatura nacional pintados em pacotes de leite vazios.

O evento vai além de Vila Nova de Gaia: tem oito polos, em cidades como Viana do Castelo, Braga, Estremoz, Gondomar, Monção ou Seia, e chega pela primeira vez a Espanha,mais precisamente, a Vigo.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Passear entre Gaia e o Marquês à boleia do passe único
Novo museu de Gaia tem mais de 500 vinhos (e não só)
6 sítios para descobrir em Vila Nova de Gaia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend