Este sítio no Douro é um paraíso para autocaravanas

A Quinta da Padrela, na freguesia de Barcos (Tabuaço) permite a pernoita gratuita de autocaravanas. (Fotografia: Artur Machado/GI)
Os caravanistas que por esta altura começam a chegar ao Alto Douro Vinhateiro encontram no concelho de Tabuaço um pequeno paraíso para quem se lança de casa às costas numa roadtrip pela mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.

Na aldeia de Barcos, a Quinta da Padrela é um desses lugares que se foi tornando conhecido no meio como um sítio de pernoita gratuita para autocaravanas.

«Aconteceu por acaso. Quem passava por aqui acabava por ficar e começaram a passar a palavra. Agora qualquer pessoa pode chegar e instalar-se, e também temos wifi gratuita» explica Teresa Rodrigues. É uma das responsáveis pela quinta da família, que gere juntamente com o irmão, José Rodrigues, e o marido, Pedro Francisco. José é ainda o enólogo da Quinta da Padrela, produtora de vinho desde 2003, e visitável por marcação.

Quem não estiver ao volante de uma autocaravana também pode pernoitar ali. A casa da quinta foi convertida em alojamento local, com três quartos, um pequeno jardim, terraço e piscina. «É uma casa portuguesa», garante Teresa, onde todos são bem-vindos.

Santuário de Nossa Senhora do Sabroso (Fotografia: Artur Machado/GI)

A dois passos dali, o Santuário de Nossa Senhora do Sabroso, um templo de arquitetura românica instalado num antigo castro celta e escondido sob a copa de alguns pinheiros desordenados, também convida a uma paragem mais demorada. Tem um parque de merendas, com bancos e mesas resguardados por frondosas árvores, e ainda uma área de serviço gratuita para autocaravanas, com casas de banho, abastecimento e despejo de águas.

 

# Outros motivos de visita

O Rijomax está em exposição no Posto de Turismo de Tabuaço. (Fotografia: Artur Machado/GI)

O RELÓGIO «MAIS COMPLETO DO MUNDO»

«Quem o fez não deixou explicação de como pôr a trabalhar», responde uma habitante da vila de Tabuaço, quando se lhe pergunta pelo famoso Rijomax. Por essa razão, o excêntrico relógio que Amândio José Ribeiro construiu ao longo de 28 anos já não dá conta do tempo desde 2002, quando foi desligado da loja do relojoeiro autodidata, para ser instalado no posto de turismo da vila. Nesse mesmo ano, o inventor morreu sem deixar instruções, mas muitos já tentaram descobrir o segredo para voltar a pôr o relógio a funcionar, especialistas vindos de vários países. Todos sem sucesso. A máquina, com mais de dois metros de altura e 45 mostradores, ainda se encontra em exposição, para quem quiser admirar a complexidade e extravagância do relógio, cheio de cores e ponteiros. Originalmente teria mais de 30 funções, uma delas a previsão do dia de Páscoa até 2103, e que até agora tem correspondido à data correta, todos os anos.

 

VALE DO TÁVORA: NATUREZA EM ESTADO BRUTO

Vale do rio Távora (Fotografia: Artur Machado/GI)

O vale do rio Távora é embalado por um silêncio que sossega. Muitos comparam-no a um Douro em miniatura, mas as paisagens naturais que o cercam são mais cruas, em estado bruto, e com uma densa vegetação junto ao caudal. Seguindo pelo miolo desse vale de paisagem um tanto sombria, não são poucas as vezes em que se vê milhafres e outras aves de rapina sobrevoar o rio, que atravessa todo o município de Tabuaço antes de chegar, já cansado, ao Douro.

 

Partilhar
Morada
Lugar das Aveleiras, Barcos, Tabuaço
Telefone
254789130


GPS
Latitude : 41.12813840697946
Longitude : -7.582698906745918
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Jardim Conde Ferreira, Tabuaço
Telefone
254789049


GPS
Latitude : 41.117094127585
Longitude : -7.566666431213434
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Tabuaço


GPS
Latitude : 41.1186
Longitude : -7.6166
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica

Leia também:

Comer, beber e passear no Douro à boleia da EN222
De Gaia a Foz Côa, uma roadtrip ao longo do Douro
Todos ao Douro: muito mais do que um rio




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend