Dia da Mãe: 10 mães para todos os gostos e feitios nas séries de TV

Dia da Mãe: 10 mães para todos os gostos e feitios nas séries de TV
No Dia da Mãe, assinalado em Portugal no primeiro domingo do mês de maio, recordamos algumas das melhores figuras maternas das séries televisivas.

Elas fazem o que for preciso em nome dos filhos. Falamos de todas as mães, claro. Mas, as que povoam a ficção conseguem, muitas vezes, superar a realidade, quanto mais não seja porque o papel que desempenham é esse mesmo: extrapolar a forma como qualquer mulher com filhos se deve comportar (ou, no sentido oposto, o que não deve fazer). No Dia da Mãe, assinalado em Portugal no primeiro domingo do mês de maio, recordamos as melhores figuras maternas das séries televisivas. Há para todos os gostos: das mais aguerridas às desprendidas, das amigas às extravagantes, das mal-humoradas às controladoras. Uma coisa é comum a todas elas: aconteça o que acontecer, elas estão lá sempre para as suas crias.

01. Lorelai
Gilmore Girls (disponível na Netflix)
É uma das mais acarinhadas mães da ficção norte-americana. Lorelai, interpretada pela atriz Lauren Graham, engravidou ainda jovem e fugiu de casa para criar a filha sozinha. Entre elas nasceu uma relação de grande cumplicidade. São, sem sombra de dúvida, as melhores amigas uma da outra.

 

02. Marge
Simpsons (Fox Comedy)
Dona de casa e mãe de três. Marge é aquela mulher que vive para a família, em especial para os filhos. Nem quando o mais velho, o conhecido Bart, faz das suas, ela perde a calma. Ou, quando perde, não deixa de ter aquela palavra amiga para com eles. Mesmo nos momentos difíceis.

Dia da Mãe: 10 mães para todos os gostos e feitios nas séries de TV

 

03. Skyler White
Breaking Bad (disponível na Netflix)
Se há mãe que faz de tudo pelos filhos é a Skyler (Anna Gunn). Quando o marido (Bryan Cranston) se dedica ao tráfico de drogas, ela alia-se a ele. É a sua forma de manter o filho adolescente e a filha recém-nascida sob controlo e garantir que nada de mal lhes acontece.

 

04. Sarah Manning
Orphan Black (disponível na Netflix)
A atribulada vida de Sarah (Tatiana Maslany) é movida a um só combustível: proporcionar à filha Kira (Skyler Wexler) uma vida o mais feliz e tradicional possível. E falamos em tradicional porque o dia a dia desta família torna-se bem perverso quando Sarah descobre que existem vários clones seus.

 

05. Claire
Uma Família Muito Moderna (Fox Comedy)
Se há mãe superprotetora é Claire Dunphy (Julie Bowen). Apesar de, muitas vezes, os três filhos – e o marido – a levarem à exautão, ela não desiste de fazer o melhor por todos. Afinal, é a esta que se dedica depois de ter deixado para trás uma vida profissional.

 

06. Cersei Lannister
A Guerra dos Tronos (HBO Portugal)
Com uma ambição desmedida pelo poder, foi descrita por George R. R. Martin, o autor da história, como «alguém com um grande nível de narcisismo, com uma visão quase sociopata do Mundo e da civilização». Isto não invalida que olhe para os filhos com a mesma intensidade e faça tudo por eles.

 

07. Meredith
Anatomia de Grey (RTP1 e Fox)
Meredith (Ellen Pompeo) é uma mãe em dose dupla. A primeira filha, Zola, chegou ao seu coração através da adoção. O segundo e a terceira, respetivamente Bailey e Ellis, são biológicos. A história desta personagem está carregada de emoção e os filhos fazem parte dela.

 

08. Gloria
Uma Família Muito Moderna (Fox Comedy)

Uma leoa é a expressão que melhor define a cómica Gloria (Sofia Vergana), que tem dois filhos, o jovem Manny e o bebé Joe. A dedicação e o carinho que dá a ambos reflete-se na maturidade do mais velho, que assume muitas vezes o papel de cuidador da mãe. São verdadeiros amigos.

 

09. Jean Milburn
Sex Education (disponível na Netflix)
Jean Milburn (Gillian Anderson) não é, de todo, uma mãe vulgar. Terapeuta sexual, tem uma capacidade extraordinária de deixar o filho, Otis (Asa Butterfield), em situações verdadeiramente embaraçosas. Mas tem também uma capacidade invulgar para o compreender como adolescente.

 

10. Maria Lopes
Conta-me como Foi (RTP1)
Viver no Portugal dos anos 70 e 80 foi testemunhar um dos acontecimentos mais importantes da nossa História. Maria Lopes (Rita Blanco), mãe de uma família de classe média de Lisboa, educou os filhos com todo o rigor e amor possíveis. E teve sucesso.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend