Alice Braga: Rainha do Sul brasileira e sobrinha de Sônia Braga

Alice Braga protagoniza a série norte-americana "Rainha do Sul". (Fotografia: DR)
Trinta e sete anos de vida e quase outros tantos projetos em cinema e TV como atriz. Alice Braga, que por cá ficou conhecida ao protagonizar a série norte-americana «Rainha do Sul», cuja quarta temporada é transmitida todas as quintas-feiras na Fox Life, é daquelas mulheres que tinham o destino definido quando nasceu.

Filha do jornalista Ninho Moraes e da atriz Ana Braga, Alice passou a infância em bastidores de séries, filmes e novelas. Mais: é sobrinha da conhecida Sônia Braga. No ano em que Alice nasceu, em 1983, a tia estreava nas salas o filme «Gabriela», baseado no livro «Gabriela, Cravo e Canela», de Jorge Amado. Oito anos antes, Sônia tinha protagonizado a novela da Globo com o mesmo nome, que ousou ao misturar sensualidade e política e que se tornou na primeira a ser emitida em Portugal (em 1977), chegando a parar o país – incluindo a Assembleia Nacional, que adiou ou cancelou sessões para que os deputados pudessem assistir.

«Perguntam-me se as comparações com a minha tia me incomodam. É lógico que não. Adoro a comparação! A Sônia é uma grande atriz brasileira, um ícone do nosso cinema», disse Alice à revista «Época». Ainda assim, assume que conquistou uma carreira independentemente dos laços familiares. «Ela mudou-se para os Estados Unidos quando eu nasci. Depois, quando eu comecei a trabalhar fora, ela regressou ao Brasil. Sinto-me grata por ela ter sido uma das pessoas que abriram ainda mais esta indústria para os estrangeiros. Mas foi o filme ‘Cidade de Deus’ (de 2002, realizado por Fernando Meirelles e Kátia Lund) que me deu oportunidade de entrar em contacto com agentes e diretores. Pouca gente sabia que eu era sobrinha da Sônia Braga. Tenho o maior orgulho do trabalho dela e é uma honra ser sua sobrinha, mas é ótimo ver que comigo tudo aconteceu de forma autónoma», frisou.

Antes deste filme, um verdadeiro sucesso de bilheteira, Alice Braga tinha tido apenas um papel na curta-metragem «Trampolim», em 1998. Depois disso, tem feito um filme por ano, aos quais soma meia dúzia de séries. A sua aposta é uma carreira fora do Brasil, por não esquece o país que a viu nascer e cuja indústria da ficção brasileira muito deve às novelas. «Já me convidaram para as fazer, mas não pude aceitar por causa de outros projetos. Tomara que continuem a chamar-me. Também gostava de fazer teatro», contou.

Alice Braga protagoniza a série norte-americana “Rainha do Sul”. (Fotografia: DR)

O seu percurso levou-a a abrir uma produtora própria, Los Bragas, com a qual já trabalhou para a gigante Netflix. «Não queremos esperar que o telefone toque, e sim contar as nossas próprias histórias», justificou.

Neste momento, a atriz vai alternando a sua vida entre o Brasil e outros países. «Fico em vários lugares. Mas a minha casa mesmo é em São Paulo», atira. «Trabalho mais na língua inglesa. É preciso mudar o chip. É uma loucura. Não é minha língua materna. É matemático», completou.

Para protagonizar «Rainha do Sul», baseada no livro do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, passou pelo México, pelos EUA, pela ilha de Malta e, agora, por Nova Orleães. A sua personagem, Teresa Mendoza, é líder de um império de narcotráfico. «O meu objetivo é humanizá-la. Não quero que o público goste ou sinta pena dela. Quero humanizá-la e mostrar a realidade das suas decisões num mundo particularmente difícil. No narcotráfico, uma vez dentro, não dá para sair», explicou, negando semelhanças com «Narcos», da Netflix. «Esta segue o caminho da história da cocaína. A nossa série é sobre a trajetória de uma mulher.

Na quarta temporada, Teresa é forçada a procurar refúgio na América após o súbito assassinato do seu namorado, traficante de drogas no México. Ao mesmo tempo, une-se a uma figura improvável do seu passado para derrubar o líder do cartel que provocou a sua fuga.
Além de Alice Braga, a série contou com colaborações dos portugueses Joaquim de Almeida e Pêpê Rapazote.

 

4 Curiosidades sobre Alice Braga:

# Namoro com atriz brasileira
Alice Braga confirmou o seu namoro com a também atriz Bianca Comparato, de 34 anos, no início deste 2020. A relação dura há cerca de três anos.

# Primeiro papel no cinema
Tinha 19 anos quando fez a sua estreia no cinema como Angélica, no sucesso «Cidade de Deus», do realizador Fernando Meirelles.

# Reconhecida em Hollywood
Em 2018, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, convidou 928 novos membros. Alice Braga foi uma delas.

# Namorados famosos
Namorou com o ator mexicano Diego Luna, entre 2004e 2005. Manteve ainda relacionamentos com os atores Gael García Bernal e Rodrigo Santoro.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend