Agenda: Carnaval nas cidades

Grande Corso Carnavalesco, em Ovar. (Fotografia de André Gouveia/Global Imagens)
Com um travo a samba e muitas plumas, concertos de artistas conhecidos, máscaras venezianas e bailes marcam os carnavais de Norte a Sul.
OVAR

Os festejos do Carnaval de Ovar, um dos mais vibrantes e populares do país, arrancaram no primeiro dia de fevereiro e estendem-se até dia 25. A extensa programação inclui a Noite da Farrapada (21), visitas guiadas à Aldeia do Carnaval (21 e 22), desfile noturno das escolas de samba (22), um grande corso carnavalesco, onde 24 grupos e escolas de samba locais vão desfilar (23 e 25), a “Grande Noite Mágica do Carnaval de Ovar (24) e a festa de encerramento (25). Toy, Anselmo Ralph, Supa Squad e Los Bandidos vão subir ao palco nos dias 21, 22, 23 e 24, respetivamente. Este ano, pela primeira vez, a “Noite Mágica”, de segunda para terça, tem entrada paga, custando a pulseira 3 euros. Para crianças até aos 8 anos, inclusive, é gratuita.

TORRES VEDRAS

As celebrações de um dos mais famosos carnavais do país arrancam hoje, com o Baile de Máscaras Tradição, na Expotorres, às 22h30, e estendem-se até quarta, dia 26. Nos três dias que antecedem a terça de Carnaval vai haver música dada por DJ, em praças da cidade, corsos noturnos no sábado e na segunda, e um corso diurno no domingo. Na terça, a partir das 14h30, arranca o corso diurno, no centro da cidade, com um desfile de carros alegóricos, grupos de mascarados e a atuação de Tó’Candar PALADIN!. A festa só termina no dia seguinte, com o Enterro do Entrudo, às 21h, com saída da Avenida Tenente Valadim. Ao longo das festividades as matrafonas, marca distintiva do carnaval de Torres Vedras, marcarão presença.

Carnaval de Torres Vedras. (Fotografia de Orlando Almeida / Global Imagens)

LOULÉ

“Cinema” foi o tema escolhido para o Carnaval de Loulé. A festa acontece durante os dias 23, 24 e 25 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha, e os 14 carros alegóricos, com mensagens que remetem para o cinema, e outras de sátira política, social e desportiva, prometem juntar milhares de foliões na ruas.

BARCELOS

A crítica social e política, envolta em humor, toma conta dos 50 carros alegóricos, e de mais de dois mil figurantes que, no dia 25, desfilam pelas ruas da cidade, naquele que é considerado um dos maiores carnavais populares do país. Não há melodias brasileiras, nem máscaras venezianas – ali o carnaval é tradicional, com folclore, figurado e gigantones. O Desfile de Cabeçudos e Gigantones acontece no dia 23, no centro histórico, e no dia seguinte realiza-se o Concurso de Máscaras e o Baile de Carnaval, na Avenida da Liberdade, às 21h30. A noite continua no Pavilhão Municipal, com DJ e prémios para as melhores fantasias.

MEALHADA

Dois corsos diurnos, nas tardes de 23 e 25 de fevereiro, e um noturno na noite de 24, compõem a programação da festa mealhadense, quem tem a atriz portuguesa Luciana Abreu e o ator brasileiro Leonardo Vieira como os reis do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada 2020.

Carnaval da Mealhada (Fotografia de Fernando Fontes/Global Imagens)

SESIMBRA

Desfiles de escolas e grupos de samba, das escolas do concelho, concurso infantil de máscaras, desfile de palhaços, um dos maiores do mundo, teatros de rua e costumes festivos centenários, como as cegadas e as cavalhadas, são alguns do momentos do Carnaval da vila de Sesimbra, agendado para os dias 23, 24 e 25 de fevereiro. A 26, o enterro do bacalhau percorre as ruas da vila, num cortejo animado que conta a história do enterro de um defunto, cuja vida preenchida e animada vai refletir-se até no dia do seu funeral.

ANGRA DO HEROÍSMO

Danças, bailinhos, comédias e animação vão encher o Teatro Angrense, de 22 a 25 de fevereiro, a partir das 16h. As ruas de Angra do Heroísmo serão, também, palco da alegria que se vive por este dias na ilha Terceira. Nas noites de 22 e 24 de fevereiro, o ponto de encontro será na Rua de S. João, onde não faltará música e dança pela noite dentro.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend