Sommelier de águas existe – e só há um em Portugal

Manuel Antunes da Silva, 52 anos, é o primeiro 'water sommelier' português certificado, depois de ter frequentado um curso da Doemens Academy, na Alemanha.

O termo sommelier surge na maioria das vezes associado ao vinho, mas está longe de lhe ser exclusivo. Também há water sommeliers (sommeliers de água) e Manuel Antunes da Silva é o primeiro português certificado pela prestigiada Doemens Academy, na Alemanha, que forma especialistas em cerveja, vinho e água.

A distinção foi obtida em julho depois de o profissional de 52 anos, geólogo de formação e colaborador do Super Bock Group, ter frequentado o curso intensivo de water sommelier, durante duas semanas, alargando as suas competências como especialista em Águas Minerais Naturais.

Mas, afinal, o que faz um water sommelier? «É a pessoa que tem habilitações para distinguir diferentes tipos de águas e aconselhar águas para consumo e ligação com outras bebidas. Também tem como função a consciencialização das pessoas para o que estão a beber, em questões relacionadas com a digestão, numa perspetiva de bem-estar», explica à Evasões.

Uma das aprendizagens do curso da Doemens Academy passou por «fazer degustações de várias águas para melhor perceber as suas caraterísticas». Isto porque, lembra Manuel Antunes da Silva, a água não é só composta de hidrogénio e oxigénio: também tem gás e concentração de minerais que concorrem para o seu sabor.

Um water sommelier deve conseguir identificar os minerais «e porque aparecem na água», bem como os «aromas e outras caraterísticas» da bebida. Esse trabalho passa também por saber identificar a origem da água. «As águas minerais vêm da rocha, circulam até centenas de anos em profundidade, e é dela que ganham o gás», exemplifica.

 

Manuel Antunes da Silva é o primeiro water sommelier português certificado. (Fotografia: DR)

 

Águas naturais portuguesas são «excecionais»

Portugal tem um «enquadramento natural fabuloso» e as águas naturais e de nascente que brotam do interior são de uma qualidade excecional, chegando ao consumidor final sem qualquer alteração química aos seus componentes naturais.

A garantia é dada pelo colaborador do Super Bock Group, onde é responsável pela gestão e exploração, tão sustentável quanto possível, dos recursos hidrominerais da empresa, que comercializa as águas Pedras Salgadas, Vidago, Vitalis e Caramulo. Na Alemanha, «a indústria da água mineral é grande, com mais de 200 marcas diferentes, de águas de várias categorias».

Fruto do curso da Doemens Academy, ao integrar um grupo de cerca de 20 pessoas de países tão distintos como o México, Hong Kong, Croácia, Índia e França, Manuel Antunes da Silva é então o primeiro water sommelier português certificado, aliando a experiência em geologia e a aplicação da água em terapêuticas termais a uma vertente de consumo.

 

Leia também:

Um restaurante onde o prato principal é… o vinho
O espelho de água no Algarve que é um oásis… num rio
Estas praias têm água de coco do Brasil, Tailândia e Costa Rica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend