Nesta caminhada pode comer o arroz doce que quiser

A Lynx Travel está a organizar uma caminhada na Comporta para dar a conhecer aquele que é um dos maiores arrozais do país, bem como a fauna, flora e património daquela zona.

A Comporta não é só praias, passeios a cavalo e lojas de luxo. É também o berço de uma das maiores propriedades agrícolas do país, com canteiros de arroz protegidos do mar por longas extensões de dunas, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado. É este cenário que a Lynx Travel vai dar a conhecer melhor com a sua nova Rota do Arroz Doce, marcada para a manhã de 21 de outubro.

O nome diz tudo. No final da caminhada de 12 quilómetros (nível fácil/médio de dificuldade) e quatro horas de duração, cada participante vai poder comer o arroz doce que quiser. O doce é feito pela própria organização, com arroz carolino produzido naqueles arrozais, e tendo por base uma receita de família muito antiga, contou José Dias Pereira à Evasões.

A caminhada propriamente dita começa e acaba em frente ao Museu do Arroz e inclui passagens pelas muitas quadras de arrozais até se chegar ao Cais Palafítico da Carrasqueira, construído nas décadas de 50 e 60 e que é o último do género da Europa. A estrutura consiste em estacas de madeira assentes no lodo do estuário do Sado que formam um conjunto de passadiços e ancoradouros usados por pescadores.

«De regresso ao ponto de partida iremos passar por diversas casas construídas de madeira e palha» – descreve o responsável da Lynx Travel – habitações que lembram as vidas difíceis dos trabalhadores rurais, pescadores e salineiros que em tempos habitaram os terrenos da Herdade da Comporta. Hoje são património cultural e algumas delas foram convertidas em alojamentos turísticos.

A atividade permitirá ainda identificar e observar várias das 221 espécies de aves que escolhem a zona do estuário do Sado para nidificar e repousar, com destaque para a Águia-sapeira, o Alfaiate ou o flamingo. A organização recomenda, assim, a levar binóculos e promete ajudar os participantes a identificar os animais.

Para participar na caminhada da Rota do Arroz Doce é necessário fazer uma inscrição até ao dia 21 de outubro através do email [email protected] ou do contacto 917940888, com envio do comprovativo de pagamento. Custa 10 euros por pessoa ou 7,50 euros para grupos de duas pessoas e é gratuito para crianças até aos 12 anos. O ponto de encontro da caminhada é em frente ao Museu do Arroz, às 09h00.

 

Leia também:

Conheça 10 gadgets para levar numa caminhada
Vinhos que casam na perfeição com pratos de arroz
Conhecer a rua das lojas da carismática aldeia da Comporta




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend