Nova cerveja artesanal de Letra e Ljubomir já está à venda

Nova cerveja artesanal de Letra e Ljubomir já está à venda
O rótulo da Bicho do Mato foi desenhado por Hélio Falcão. (Fotografia: Fabrice Demoulin)
Chama-se Bicho do Mato e resulta de uma parceria entre a produtora artesanal Letra, de Vila Verde (Braga) e o conhecido chef Ljubomir Stanisic. «É Ljubo levado à Letra – duro de roer, mas fácil de beber».

Bicho do Mato, assim se chama a nova cerveja artesanal que junta a cervejeira Letra e o chef Ljubomir Stanisic, e que já está à venda na fábrica/restaurante da Letra, em Vila Verde (Braga), na Letraria – Craft Beer Garden, no Porto, e no restaurante 100 Maneiras, em Lisboa. Em breve chegará ao hipermercado El Corte Inglês e a mais bares e restaurantes por todo o país.

A cerveja é uma double ipa, «o estilo de cerveja que o chef Ljubomir gosta mais», explicou Francisco Pereira, fundador da Letra juntamente com Filipe Macieira, à Evasões. Leva o dobro da quantidade de todos os ingredientes e além dos maltes e lúpulos destaca-se pela mistura de especiarias que dá pelo nome de ras-el-hanout, de origem marroquina.

Essa é a marca de Ljubomir na receita da Bicho do Mato, descrita como «encorpada, robusta, equilibrada e até inusitada (com aroma cítrico e tropical)». «Casa bem com carnes assadas. No restaurante sugerimos com o bife à Letra, que é uma posta de coração de alcatra com molho», explicou à Evasões Eduardo Ramos, chef do restaurante da Letraria Brewpub em Vila Verde.

 

(Fotografias de Fabrice Demoulin)

O design do rótulo ficou a cargo de Hélio Falcão e a apresentação aconteceu na Festa da Serra, em Santa Margarida da Serra, em Grândola, no início de janeiro, com a presença de 200 convidados. Quem quiser provar a Bicho do Mato, para já, pode ir aos espaços da Letra em Vila Verde (cada garrafa aí é vendida a 3,50 euros) e no Porto, sendo que também está disponível no 100 Maneiras, restaurante do chef Ljubomir na Baixa de Lisboa.

«A Bicho do Mato acaba por ser a primeira cerveja produzida em colaboração entre uma marca de cerveja artesanal e um chef bastante conhecido», assinala Francisco Pereira. Mas não é uma estreia para Ljubomir Stanisic em matéria de parcerias, uma vez que já tinha lançado anteriormente outras bebidas como rum, café e um aguardente.

A Letra, fundada em 2013, também soma, de resto, experiência em criações partilhadas, sendo a Letra Collabs uma das suas gamas além da Letra (gama base), da Letra on Oak (cervejas envelhecidas em diferentes barricas de madeira) e da Letra Craft Trials (cervejas mais experimentais e exclusivas). O brewpub abriu em Vila Verde em 2015, como espaço de consumo e fábrica, e a Letraria – Craft Beer Garden abriu na Baixa do Porto em 2017, com 40 torneiras de cerveja artesanal e uma ligação maior com a gastronomia.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

9 bares em Lisboa para beber boa cerveja artesanal
100 Maneiras e Kiko Martins distinguidos pela AHRESP
Cerveja artesanal Letra já tem casa com jardim no Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend