A Evasões desta sexta: À descoberta da Ria de Aveiro

Eis a capa e os destaques da Evasões desta semana, gratuita com o Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado.

Ria de Aveiro
Sair dos turísticos canais que cruzam Aveiro para nos aventurarmos na ria selvagem. É essa a proposta do trabalho que levou a Evasões a sítios paradisíacos, onde reina a biodiversidade e onde estão a florescer novos negócios baseados na tradição e nos produtos da ria, como o sal, a salicórnia, as ostras e outros bivaldes.

Comer & Beber
O chef Vasco Coelho Santos, distinguido como chef revelação do ano (2017) pelo blogue Mesa Marcada, abriu mais um restaurante no Porto: o Semea. Depois do sucesso do Euskalduna, onde mandam os menus de degustação, aposta agora num espaço de petiscos para partilhar, na Baixa da cidade. Ainda a norte, em Braga, o Ignácio, restaurante com oito décadas de história, foi renovado e reabriu com a chef Paula Peliteiro na cozinha que aqui trabalha sabores do mar. O nosso crítico Fernando Melo foi experimentar e conta como foi. No Porto, o café de especialidade está cada vez mais a ganhar o seu lugar. No novo espaço Bird of Passage, o café é “cozinhado” com toda a precisão. Na capital, abriu o Geographia, restaurante que trabalha sabores de várias cozinhas da lusofonia.

Passear
No Alto Alentejo, a mais de 100 quilómetros do Atlântico, a vila de Mora tem uma ligação muito direta com a água: é aqui o único fluviário do país, há praia fluvial e até um glamping que aposta no aquaturismo. No Porto, abriu o primeiro hotel da marca Millésime, fora de França. Chama-se Cocorico Luxury Guesthouse, tem 10 quartos e destaca-se pelo atendimento personalizado e a estética vintage. Sem opulência.

 

Leia também:

3 dias de sons e sabores brasileiros no Porto
10 sugestões para aproveitar o que resta do verão no Norte
8 ideias para sair de casa no fim de semana na Grande Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend