6 ideias para o fim de semana de São Martinho na Grande Lisboa

Castanhas e vinho é o que não vai faltar este fim de semana. (Fotografia: DR)
O São Martinho está mesmo aí, com o cheiro das castanhas assadas a aromatizar as ruas, e a jeropiga e água-pé a pedir brindes. E Lisboa prepara-se, aos poucos, para receber a época natalícia. Conheça estes programas para ocupar o seu fim de semana.

É tempo de castanhas assadas, jeropiga e água-pé. Mas também de vinho no copo e coração cheio para começar a entrar no espírito de Natal que aos poucos se aproxima. Este fim de semana acendem-se as luzes de Natal dos Armazéns do Chiado, há um festival de estilo de vida vegano, adegas abertas ao público no Dia Mundial do Enoturismo e um festival para os amantes da observação de aves e turismo ornitológico em Setúbal. Razões não faltam para sair de casa. Tome nota destas 6 sugestões de programas na Grande Lisboa.

 

01. Inaugurar as luzes de Natal dos Armazéns do Chiado ao som de gospel

Ainda no rescaldo das comemorações dos seus 20 anos, os Armazéns do Chiado preparam-se para antecipar a chegada do espírito natalício à Baixa de Lisboa com a inauguração das sua decoração de Natal. Haverá um concerto do Saint Dominic’s Gospel Choir num autocarro de dois pisos e, depois, uma contagem decrescente para carregar no botão que acende as luzes do edifício e da árvore de Natal à entrada. Acontece sábado, às 18h30.

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

 

02. Celebrar o Dia Mundial do Enoturismo em Palmela

Sivipa, Filipe Palhoça, Venâncio da Costa Lima, Fernão Pó Adega, ASL Tomé, Casa Ermelinda Freitas, Casa Dupó e Quinta do Piloto são os produtores do concelho de Palmela que, de 9 a 24 de novembro, vão abrir as portas no âmbito do Dia Mundial do Enoturismo. Algumas visitas guiadas às adegas incluem promoções e degustações. Entre sexta e domingo, 24 restaurantes aderem também ao evento com ementas à base dos néctares da região.

(Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)

 

03. Festejar o São Martinho no LX Factory

No sábado, a LX Factory recebe um magusto com o selo Adega Mayor, do Alentejo. Com direito a música, castanhas, vinho e pinturas ao vivo, o evento terá no palco Samuel Úria (concerto único em formato coro e com a presença de Joana Espadinha), Luca Argel e Desbundixie. A festa acontece das 15h às 22h e a entrada é livre. Quem quiser ajudar pode comprar um pack (cartucho de castanhas e um copo de vinho por 5 euros) cujo valor reverte na totalidade para a Associação Conversa Amiga.

(Fotografia: DR)

 

04. Provar o novo brunch de partilha do Sheraton Cascais Resort

O restaurante Glass Terrace do Sheraton Cascais Resort vai ter, a partir de domingo, um novo brunch de partilha elaborado pelo chef Pedro Rebelo dos Santos. Incluídos estão uma seleção de queijos, charcutaria, pães e vinoiseries, panquecas, cogumelos, bacon e ovos mexidos e iogurte natural com granola e frutos vermelhos. As tábuas de entradas e de pratos quentes completam a refeição, que termina com outra tábua, de sobremesas. Custa 29 por pessoa (14,50 euros para crianças dos 5 aos 9 anos e gratuito até aos 4 anos) e requer reserva pelo email [email protected]. Disponível todos os dias das 12h30 às 16h.

(Fotografia: DR)

 

05. Observar flamingos e outras aves na Observanatura em Setúbal

Passeios de barco para observação de aves e golfinhos, workshops, palestras, minicursos, concursos, música, caminhadas, sessões de anilhagem e inúmeras atividades de educação ambiental preenchem a programação da “maior feira de turismo da natureza de Setúbal”, que decorre no próximo fim de semana (algumas atividades requerem marcação prévia). O evento acontece no cais 3 do porto de Setúbal, na Herdade da Mourisca, na Casa da Baía, no rio Sado, no Parque Urbano de Albarquel e em Troia.

(Fotografia de Orlando Almeida/GI)

 

06. Participar no maior festival vegano do país

O Veganário Fest, considerado “o maior festival vegano a acontecer regularmente em Portugal, desde 2008”, volta a animar a cidade no fim de semana, sob o tema “A Família”, que “tem uma grande influência na adoção do veganismo”, diz a organização. A entrada é livre, no espaço Regueirão dos Anjos 70, e dá direito a conhecer dezenas de expositores e oradores, assim como a provar comida vegana e ficar a par de produtos e serviços veganos.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend