Uma nova guesthouse sossegada e familiar no centro de Matosinhos

Uma nova guesthouse sossegada e familiar no centro de Matosinhos
Casa Reitshh. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
Na Casa Rietsch, uma moradia de início do século XX em Matosinhos, encontram-se vestígios do passado, conjugados com os confortos do presente, a dois passos da praia, com tudo o que um surfista precisa. Mas todos são bem recebidos.

Estamos no centro de Matosinhos, na Rua Tomaz Ribeiro, mas o barulho e a agitação das redondezas parecem não entrar na Casa Rietsch, onde paira uma tranquilidade apenas interrompida pelos cumprimentos dos hóspedes. A guesthouse Casa Rietsch é uma moradia de início do século XX, e abriu-se ao público há cerca de um ano. Conquista tanto pelo sossego, como pela beleza daquilo que lhe é original.

O projeto ficou a cargo dos arquitetos Pedro Ribeiro da Silva e Cristina Pinto que, apesar de contemplar algumas intervenções, como a construção de casas de banho em alguns quartos, fizeram questão de manter muito do que já lá estava. Apontando para as portas e para os lambris, Eugénio Rietsch Monteiro, o proprietário, informa que tudo já existia e aquilo que precisou de restauro ficou igual ao que era.

A guesthouse de Matosinhos abriu ao público há um ano. (Fotografias: Leonel de Castro/GI)

Também os belíssimos soalhos em madeira já lá estavam, tal como o corrimão em ferro da escadaria em pedra no exterior, e os sumptuosos tetos trabalhados que se observam em alguns dos nove quartos da casa. Todos são acessíveis por código – não havendo necessidade de falar com ninguém. Os dois do rés-do-chão são os quartos Fun, com kitchenette, e estão preparados para receber surfistas, com prateleiras para deixar as pranchas e um tanque para lavar os fatos, no exterior. Apesar destes cuidados específicos, todos os hóspedes são bem-vindos, surfistas ou não.

No primeiro piso, encontram-se os quartos Heritage, e no segundo, os quartos Sea, sendo que um deles tem uma pequena varanda, de onde se consegue avistar o mar. Um dos recantos mais bonitos da habitação é o terraço nas traseiras, com um pequeno terreno relvado, mesas e cadeiras. É lá que fica a entrada dos dois apartamentos com kitchenette e da sala dos pequenos-almoços, onde nunca faltam bolos e marmelada caseiros. Numa das paredes da sala encontram-se emolduradas três etiquetas de conservas e um conjunto de medalhas. À primeira vista não se percebe a razão, mas Eugénio rapidamente desfaz a curiosidade. O seu bisavô, Adão Pacheco Polónia, era dono da agora extinta fábrica de conservas Adão Polónia & C.ª Lda, que esteve em funcionamento até 1965, e as etiquetas pertenciam a conservas vendidas na altura. Já as medalhas foram ganhas “em concursos, relacionadas com a qualidade do produto”.

A casa está na família graças ao bisavô, que a adquiriu em 1933, para habitação. Apesar de ainda servir esse propósito, hoje recebe gente de todo o Mundo, para uma temporada de férias passadas num lugar tranquilo.

Casa Rietsch
Rua Tomaz Ribeiro, 234.
Tel.: 939443348
Web: casarietsch.com.
Quarto duplo desde 50 euros por noite(com pequeno-almoço incluído)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend