Nas Casas do Pastor, na Serra da Estrela, descansa-se entre animais

Casas do Pastor. (Fotografia de Miguel Pereira da Silva/Global Imagens)
De habitações do século XIX, na aldeia de Póvoa Velha, surgiram as Casas do Pastor. Há espaço para toda a família (animais incluídos), restaurante, ludoteca e atividades ao ar livre.

A ligação de Rui Mendonça à Póvoa Velha, aldeia do concelho de Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, teve início há quase 30 anos, com a aquisição de uma casa de férias. Nessa altura, vivia em Lisboa, mas acabou por se mudar para aquela povoação, onde criou um alojamento: as Casas do Pastor. Tudo começou quando a atual Casa do Meio era mero pouso de descanso familiar e surgiram infiltrações com origem nas casas do lado. A forma de resolver a situação foi comprá-las. Quando deu por si com três casas, resolveu abri-las a terceiros, anunciando no jornal Ocasião. Os primeiros hóspedes eram da capital, como ele. Encontravam-se para a entrega da chave, devolvida também em pessoa, juntamente com a roupa de cama para lavar, recorda, com um sorriso.

Aldeia de Póvoa Velha. (Fotografia de Miguel Pereira da Silva/Global Imagens)

Hoje, as Casas do Pastor são cinco, de diferentes estilos e tipologias (entre T0 e T2), com comodidades como cozinha equipada, lareira e televisão. Umas remontam ao século XIX, outras a inícios do século XX. São, essencialmente, construções em granito que estavam devolutas e foram recuperadas procurando manter a traça original, explica o proprietário. A exceção é o chamado chalé, um T0 de madeira com ampla vista sobre o ambiente rural circundante. A propósito, vale a pena passear pelas ruas da aldeia, com casas que parecem saídas de histórias de encantar, roupa no estendal, gatos e cães pachorrentos. Aliás, os animais de estimação são bem-vindos, porque este projeto familiar é pet-friendly.

O interior de uma das casas. (Fotografia de Miguel Pereira da Silva/Global Imagens)

Ludoteca. (Fotografia de Miguel Pereira da Silva/Global Imagens)

Os hóspedes têm acesso a uma pequena mercearia que substitui o mini bar e funciona com base na honestidade: para aceder aos produtos, basta tirá-los das prateleiras e deixar registado o que se levou; no fim, faz-se contas. O mesmo método vigora no pequeno bar que abre portas, nos meses de calor, junto à piscina. Nessa área de lazer, há ainda uma esplanada sob castanheiros, uma parede de escalada e uma ludoteca com jogos, livros e revistas.

Já os pequenos-almoços são servidos no Alpha Tauri, um espaço de cozinha de autor assente na gastronomia local, gerido pelo chef Filipe Pinto. Rui Mendonça entendeu que fazia falta um restaurante onde apreciar uma boa refeição sem sair da Póvoa Velha, sobretudo nos dias de chuva e neve, e mandou construir um edifício que albergasse, além do restaurante, a receção das Casas do Pastor. Quando os visitantes chegam, encontram logo alguns produtos regionais à venda e bicicletas para alugar. Mas existem outras atividades disponíveis, em diferentes pontos do Parque Natural, consoante a época do ano – desde caminhadas guiadas até passeios de canoa, ou tiro com arco.

Uma sugestão para visitar nas proximidades:

MUSEU DO PÃO
O ciclo do pão, explicado a adultos e crianças, os seus significados em termos políticos, sociais e religiosos, a sua representação na arte. De tudo isso trata o Museu do Pão, em Seia. A história desse alimento em Portugal é contada através de uma variedade de objetos e documentos, como cunhos de pão (para que cada família distinguisse o seu, nos fornos comunitários), alvarás régios, editais, folhetos publicitários ou senhas alimentares. Estão ainda expostos alguns objetos ligados a Fernando Pessoa, outro ícone nacional.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Póvoa Velha, Seia
Telefone
962622912
Custo
() Preços: desde 70 euros (reserva direta, com pequeno-almoço)


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend