Évora: dormir entre paredes com história, no sossego da planície alentejana

Évora: dormir entre paredes com história, no sossego da planície alentejana
Convento do Espinheiro. (Fotografia: DR)
Entre provas de vinho grátis, visitas à igreja, oliveiras milenares e petiscos alentejanos, o histórico Convento do Espinheiro reabre com a premissa da última década e meia: noites de conforto e sossego garantido.

As portas reabriram a tempo de celebrar uma década e meia, celebrada em junho. Mas a história das paredes do Convento do Espinheiro, nos arredores de Évora, remonta há cinco séculos, quando se construíu a ermida e o mosteiro que abrigou os monges da Ordem de São Jerónimo durante largos anos, depois da aparição de Nossa Senhora sobre um espinheiro em chamas, a um pastor, reza a lenda.

Hoje, o cinco estrelas é uma das referências no alojamento de luxo no Alto Alentejo, envolto pela planície alentejana, o cenário idílico para noites de silêncio apenas interrompido pelo som das cigarras. Nos mais de 90 quartos e suites, decorados com estilo elegante e clássico, ora em tons terra, ora nos claros, a vista das varandas faz-se para a piscina exterior, vizinha de um bar com esplanada, mas também para os jardins espalhados pelos oito hectares do terreno, por onde se avistam, volta e meia, coelhos-bebé. Espaços verdes que convidam a passeios lentos, entre largos castanheiros, figueiras e limoeiros, sem esquecer a oliveira milenar junto à pequena capela, que ainda dá fruto.

O Convento do Espinheiro, às portas de Évora. (Fotografias: DR)

A igreja situada dentro das instalações do hotel, que pode ser visitada por qualquer um.

Dentro do Espinheiro, que estava abandonado há três décadas antes de ganhar nova vida como alojamento, o dia divide-se entre o spa, os parques lúdico-infantil e canino e as visitas à restaurada igreja, com frescos em tons rosa e verde, azulejaria original e o uso mármore local, de Estremoz. Além disso, qualquer visitante tem direito a uma visita guiada pelo convento, seguida de uma ida à adega, para a prova grátis dos vinhos criados em parceria com a Ervideira, com a presença de um sommelier. Estas e mais de 200 referências vínicas, não só alentejanas mas de todo o país, podem comprar-se neste mesmo espaço, com preços para todos os bolsos, dos 15 aos 400 euros. Além disso, Aulas de ioga, workshops de cozinha e música ao vivo nos claustros são atividades grátis que decorrem ao longo de agosto no convento.

Quando as brancas fachadas do convento ganham tons alaranjados, sempre que o sol de põe na planície em frente, é hora de seguir para o Divinus, o restaurante arejado e a meia luz que dá um olhar contemporâneo às raízes da cozinha alentejana. Na carta do chef Jorge Peças estão propostas como o gaspacho com cavala em tempura e queijo fresco; cação de coentrada e camarão; robalo assado com risoto de berbigão à Bulhão Pato e os lombinhos de porco preto com migas de coentros e laranja. Ao almoço, muitos preferem o Olive, o restaurante italiano do convento que chegou há dois anos, situado na antiga cozinha dos monges, onde se pode meter a mão na massa e fazer um workshop de piza com fermentação lenta.

Os quartos têm vista para os jardins do convento ou para a piscina exterior.

O hotel tem dois restaurantes, um mais ligado à cozinha contemporânea de autor e outro com propostas italianas.

 

 

Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa
Canaviais (Évora)
GPS: 38.6027, -7.8844
Tel.: 266788200
Web: conventodoespinheiro.com
Preço: Quartos duplos e triplos desde 160 euros, com pequeno-almoço.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend