Miúdos refletem sobre o racismo no Teatro Maria Matos

Mini-Conferência racismo crianças Teatro Maria Matos Lisboa
O racismo é o tema em análise na segunda Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos. (Fotografia: DR)
Depois de uma primeira miniconferência para miúdos, em maio, o Teatro Maria Matos, volta a organizar a segunda conversa que pretende simplificar e explicar alguns temas centrais da sociedade, já este fim de semana. Desta vez, fala-se sobre o racismo.

«O que é o racismo? Como sei que sou diferente? Qualquer um de nós pode vir a ser racista?» Estas são algumas das perguntas que, a 11 de novembro, podem tomar conta da sala de ensaios do Teatro Maria Matos. Trata-se da segunda Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos, um novo ciclo de programação do teatro que arrancou em maio deste ano com uma conversa sobre a Utopia.

Da primeira vez, explicar aos mais novos o conceito filosófico de Thomas More ficou à responsabilidade de André Leonor, professor de psicologia e filosofia, enquanto que o tema do racismo será abordado por Rita Pedro. Mestre em filosofia, e com trabalhos regulares para crianças sobre esta área, a responsável por esta segunda conferência vai procurar fazer uma reflexão crítica sobre o tema da diferença. «Esta miniconferência passa também por uma tomada de consciência: não nascemos racistas, tornamo-nos racistas», refere Rita Pedro no resumo do evento, na página do Maria Matos.

Em 45 minutos serão simplificados conceitos e palavras difíceis como «melanina», «apartheid», «xenofobia», «discriminação» e «preconceito», procurando sempre simplificar os conceitos e aproximá-los de uma linguagem acessível aos mais novos. Sobre a nova aposta do teatro, Susana Mendes, responsável pela programação para famílias, fala sobre «sair da zona de conforto e falar de temas pouco usuais» neste novo espaço. «É um brincar aos adultos a sério, com temas que nos têm desassossegado, mas aqui apresentados num formato artístico», conclui.

A última programação do ano para crianças e famílias do Teatro Maria Matos é um espetáculo sem palavras da companhia belga Laika sobre o que o significado de «sentir-se em casa». De Passent está em cena dia 16 de dezembro.


Mini-Conferência para Miúdas e Miúdos Curiosos: Racismo

11, 12, 25 e 26 de novembro. Sábado, 16h30. Domingos, 11h00 e 16h30. >6 anos. 2 euros. teatromariamatos.pt

 

Leia também:

Explorar o Parque Biológico de Gaia com as crianças
Castanhas para miúdos e graúdos e outras ideias para sair
9 sítios em Lisboa onde as crianças aprendem enquanto se divertem