Limpar as ideias, entrar em contacto com a natureza e desfrutar da emoção inconfundível de uma estrada ziguezagueante a “rasgar” a montanha. Quase podia ser a definição do dicionário de uma viagem de mota, não concorda? E quando falamos de descobrir as “road trips” do nosso Portugal, falamos também de descobrir locais incríveis, pessoas memoráveis e algumas das melhores estradas do mundo para percorrer em duas rodas.
Apesar de existir um programa informático que nos diz que a N222 é a melhor estrada para conduzir no mundo, o nosso GPS – e o da maioria dos especialistas – está mais afinado e diz que esse título pertence à estrada curvilínea entre Vila Real e Mondim de Basto, a N304.
A Serra do Alvão, que fica precisamente no distrito de Vila Real, é uma das mais bonitas cordilheiras de Portugal, capaz de lhe proporcionar uma viagem repleta de património natural, aldeias típicas, cascatas, florestas e paisagens de cortar a respiração ao mesmo que tempo que percorre as centenas de curvas de uma das melhores estradas da Europa sobre duas rodas e com a segurança necessária.
É pelo Parque Natural do Alvão que vai encontrar várias paragens idílicas onde os patrimónios sociais e naturais se juntam para proporcionar uma escapadinha o mais diversificada possível, tendo como paragem obrigatória a Cascata do Bilhó. Situada no concelho de Mondim de Basto e com quedas de água que se estendem por 300 metros, a Cascata é um dos locais perfeitos tanto para os que querem dar uns mergulhos e descansar como tornar-se numa verdadeira aventura.
Com a mestria das rodas da sua mota colocadas à prova numa estrada que, ainda que em boas condições, reserva sempre alguns riscos, é importante salvaguardar-se com um seguro moto para garantir que a assistência mecânica da sua mota está assegurada e que tem ao seu dispor todo o auxílio em caso de necessidade.
Com a mestria das rodas da sua mota colocadas à prova numa estrada que, ainda que em boas condições, reserva sempre alguns riscos, é importante salvaguardar-se com um seguro moto para garantir que a assistência mecânica da sua mota está assegurada e que tem ao seu dispor todo o auxílio em caso de necessidade. Até porque longe dos grandes centros urbanos é importante estar ainda mais prevenido para que as suas duas rodas estejam sempre a postos para rolar.
Apanhar as curvas, sem ser apanhado nelas
Fugir da rotina significa muitas vezes encontrar o inesperado, pelo que devem ser consideradas algumas medidas de segurança para que a Serra do Alvão não apanhe ninguém “na curva”.
– Coloque sempre dois dedos no travão, para minimizar o tempo de travagem
– Faça uma travagem combinada com o travão de trás
– Utilize o calçado adequado quando o ambiente estiver húmido e em especial em piso empedrado
– Tenha em atenção o uso proporcional do travão da frente nas travagens de emergência
– Circule sempre com a pressão dos pneus correta
– Nunca exagere na velocidade. Estatisticamente, os motociclistas estão mais sujeitos a acidentes em percursos aos quais não estão habituados.
Céu azul, à espera de uma camisola amarela
Depois de uma manhã repleta de mergulhos debaixo de água, é importante subir um pouco acima do nível das águas. Até porque falar em coisas inesquecíveis no Parque Natural do Alvão é falar da história que a subida ao alto da Senhora da Graça conta, uma vez que é uma das etapas mais exigentes da Volta a Portugal em bicicleta.
Se há coisa que não pode faltar nesta escapadinha é realizar essa etapa rainha também sobre rodas, mas não as de uma bicicleta. Parta para a aventura e consagre-se também um dos resistentes a realizar esta prova enquanto desfruta da beleza das paisagens panorâmicas, onde o contraste da industrialização e da ruralidade nunca encaixaram tão bem.
Mas o caminho até ao topo pode não ser tarefa fácil, não fosse essa uma das etapas mais complicadas, por isso, chegou o momento de estar em plena sintonia com a sua mota e completar a prova com distinção. Para além de gerir bem o seu centro de gravidade e negociar as curvas em gancho na subida à Senhora da Graça, o seu sucesso e o sucesso da sua mota só vão ser alcançados se realizar a simulação seguro moto atempadamente para cruzar a linha da meta e ficar no pódio.
O que vai encontrar no topo do Monte da Nossa Senhora da Graça vai ser mais gratificante do que bens materiais ou qualquer troféu. Desde o Santuário de Nossa Senhora da Graça, às lendas e tradições que por lá habitam, pode ainda aproveitar o panorama das montanhas para pensar na grandiosidade no nosso mundo e na insignificância de algumas coisas que nos distraem do que realmente importa. E momentos como estes importam.
No final do dia, pode chegar à meta e não receber a camisola amarela ou o típico champanhe da vitória. Mas vai voltar a rodar o acelerador em direção à N304 com a certeza que sai com uma vitória inesquecível.
é a marca de conteúdos produzidos por
desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.