Porto: abriu uma loja onde tudo se transforma

Intervenção social baseada no upcycling, através de oficinas e da venda de produtos feitos com materiais em fim de vida útil. Eis a missão da Once Upon a Time, que tem as portas abertas à comunidade na Rua do Heroísmo.

É uma loja, uma oficina e um projeto comunitário. Na Once Upon a Time, inaugurada em fevereiro, a palavra-chave é transformação – pessoal, social e do território. Usa-se o upcycling e a reciclagem como motor de mudança, promovendo oficinas em que se recorre a materiais em fim de vida útil para criar peças únicas e com valor acrescentado.

À venda estão artigos produzidos no âmbito de vários projetos : o Era Uma Vez Upcycling Projects, a Oficina Faceadinha, o Projet’Arte e o Artestamos.

O Era Uma Vez, com Alexandra Arnóbio no leme, visa promover a consciência ambiental e diminuir a pegada ecológica, tendo até um projeto com a Lipor.

Já os restantes projetos, promovidos pelo Centro Social de Soutelo, em parceria com a ATNP – Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal, procuram trabalhar a empregabilidade jovem através de oficinas que vão das artes plásticas à construção de instrumentos musicais.

O objetivo é desenvolver as competências pessoais e sociais de jovens dos 18 aos 30 anos, que não estudam nem trabalham, alguns deles com deficiência. Os produtos resultantes podem ser adquiridos na loja, e parte das receitas é para aplicar nos projetos.

Baterias feitas de baldes, com baquetas de paus de vassoura, adufes com caricas no interior e tábuas de cozinha de madeira são algumas das propostas, a que se juntam peças com o selo Era Uma Vez, como candeeiros nascidos de um tronco de árvore ou de uma velha máquina fotográfica; ou suportes para escova de dentes reaproveitando brinquedos. Os preços podem ir de um até 400 euros.

Figura de Santo António transformada em candeeiro – uma proposta do Era Uma Vez Upcycling Projects.
Fotografia: Paulo Nuno Baptista/DR

A Once Upon a Time também é palco de oficinas, tanto para grupos específicos – utentes de IPSS do Bonfim, por exemplo – como para o público em geral.

Neste momento, há vagas abertas para uma oficina de transformação de pequeno mobiliário, em data a definir, e disponibilidade para agendar outras, que podem ser dirigidas a crianças – que melhor público pode ter um projeto apostado em mudar mentalidades?

Brinquedos do vizinho

O vizinho Carlos Alberto Lobo, eletricista reformado, tem à venda na loja alguns dos brinquedos tradicionais que faz com caixas de fruta e de vinho, como carrinhos ou um piano em miniatura.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Era Uma Vez: Nesta nova loja no Porto criam-se peças únicas
Os ofícios do Porto: 9 oficinas de portas abertas na cidade
Porto: abriu uma loja-galeria que é Suuuper

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend