Era Uma Vez: Nesta nova loja no Porto criam-se peças únicas

O projeto Era Uma Vez Upcycling Projects transforma materiais em fim de vida útil, alguns encontrados no lixo, em objetos únicos e com valor acrescentado.

Há uns anos, Alexandra Arnóbio separou-se e teve de encontrar um novo lugar para viver. A solução, face à falta de poder financeiro, foi reaproveitar tudo o que os amigos não usavam ou queriam deitar fora. Com a sua ajuda, recuperou uma casa e recheou-a, só foi preciso dar outra roupagem aos objetos. Sem se aperceber, já estava no caminho que a levaria a criar o projeto Era Uma Vez Upcycling Projects com Susana Leite, em março passado.

«Era uma vez uma mesinha que se transformou numa cozinha»

A dupla converte materiais em fim de vida útil, alguns encontrados no lixo, em peças com valor acrescentado. Na sua loja-ateliê, no quarteirão das artes, há mochilas feitas com caixas de vinho, uma escrivaninha nascida de um cesto de piquenique e um candeeiro de parede que já foi portada de janela, entre outros artigos, com preços a partir de 10 euros. Cada peça é única e conta uma história. «Era uma vez uma mesinha que se transformou numa cozinha», diz-se da mesa-de-cabeceira que virou cozinha de brincar.

Alexandra, formada em História, já teve uma loja de artigos em segunda mão, a Flapper, com algumas peças modificadas por si. E Susana, que é designer de produto, faz projetos «desde sempre». Quem quiser dar outro ar a um móvel de família encostado lá em casa, perpetuando memórias, também pode recorrer ao projeto, que tem várias vertentes. No seu âmbito, são ainda realizadas oficinas temáticas e para crianças.

«o lixo de uns pode ser o luxo de outros»

Em marcha está já um projeto-piloto com o externato infantil O Petiz. Os «Meninos Up» levam objetos sem uso para transformar noutra coisa e em três oficinas aprendem o que é o upcycling. Mudar mentalidades, combater o desperdício, mostrar que «o lixo de uns pode ser o luxo de outros», eis a grande meta. Alexandra diz que o Era Uma Vez Upcycling Projects ainda «é um recém-nascido». Mas já dá, seguro, os primeiros passos.

Oficina comunitária

Um dos objetivos do projeto é criar uma oficina comunitária em que as pessoas deixem objetos para serem transformados e vendidos, com parte do lucro a reverter para causas sociais e ambientais.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Miguel Bombarda, 124, 2.º B, Porto (Cedofeita)
Telefone
925321447
Horário
Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (ao sábado, por marcação). Encerra domingo.


GPS
Latitude : 41.1500275
Longitude : -8.618373499999961

Leia também:

Porto: a loja que é um paraíso para os amantes de sapatilhas
Porto: Estas são as novas lojas das Galerias Lumière
Couto: a icónica pasta de dentes já tem loja no Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend