Sete lojas para comprar (e encomendar) ramos e flores para os padrinhos

No Domingo de Ramos - ou Dia dos Padrinhos - é costume oferecer-se ramos e flores. (Fotografia: DR)
O Domingo de Ramos - ou, como muitos chamam, dia dos padrinhos e madrinhas - leva muitos a querer oferecer flores como sinal de afeto e agradecimento. Conheça estes seis negócios que vendem flores e ramos na Grande Lisboa e no Grande Porto.

São várias as tradições que assinalam o Domingo de Ramos, uma festa do calendário católico, móvel, que se celebra no próximo dia 28 de março (sempre um domingo antes do início da Semana Santa). O contexto é religioso: para os crentes, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi recebido com ramos de oliveira e de palmeira. Por isso, é comum, nas igrejas um pouco por todo o país, ver-se fiéis a levar ramos de oliveira, palma, flores, alecrim e rosmaninho para serem benzidos.

Daí poderá ter nascido esta tradição que apela a um lado mais comercial da celebração: a oferta de ramos ou arranjos de flores pelos afilhados aos respetivos padrinhos e madrinhas. Para ajudar a cumprir o bonito gesto – que os padrinhos agradecem, oferecendo tradicionalmente um folar de Páscoa –, floristas e horticultores criam ramos e arranjos a pedido, e alguns entregam-nos ao domicílio, por todo o país, ajudando a diminuir a distância física entre as pessoas, nestes tempos de recolhimento.

 

Porto

Bela Florista
Orquídeas, gerberas, rosas “de todas as cores” originárias do Equador, tulipas, coroas, austromerias e margaridas. Em matéria de plantas e flores, não falta o que escolher na Bela Florista, na Travessa da Figueiroa, no Porto. “Só de orquídeas temos mais de 40 variedades”, diz Albertina Ribeiro, a proprietária. Às portas do Domingo de Ramos, essa planta tem sido das mais pedidas. A florista também vende cestos de plantas naturais e faz ramos por encomenda. A loja está aberta e pode-se comprar diretamente ou encomendar pelos números 22 200 2438/91 900 70 99 e ir levantar. Paralelamente, também faz entregas ao domicílio no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar, por exemplo. As taxas de transporte dependem do valor da compra.

(Fotografia: DR)


Luciano Arte Flores
Escolher um ramo na Luciano Arte Flores para oferecer aos padrinhos é simples. Basta ir ao site, avaliar as propostas apresentadas para a época de Páscoa, selecionar o buquê ou arranjo de flores pretendido, ou a planta, e encomendar. Quem quiser oferecer um presente mais decorativo pode optar por vasos com adereços, como coelhos. No capítulo das plantas há estrelícias, gerberas, margaridas, girassóis e rosas, entre muitas outras, por onde escolher. Em matéria de entregas ao domicílio, a Luciano Arte Flores opera no Grande Porto (Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Santo Tirso e Trofa) e consegue entregar a compra após três horas do pedido ser feito. Para fora daquela área, as entregas ficam a cargo de “parceiros locais”.

(Fotografia: DR)


Phlores e frutos
Neste horto em Astromil, concelho de Paredes, Iolanda Gaspar tem estado atarefada com as encomendas para a Páscoa, e não falta variedade de flores da época para trabalhar. Entre as mais pedidas para oferecer às madrinhas, conta, estão as frésias e os jacintos. De arranjos, fá-los com plantas de interior e exterior, e também vende as muito procuradas orquídeas, em vasos, com decoração e embrulho. Por esta altura, no ano passado, a Phlores e Frutos efetuava entregas ao domicílio, mas Iolanda suspendeu esse serviço, mantendo a loja aberta ao público (contacto: 918253190).

(Fotografia: DR)

 

Lisboa

Interflora
Na loja online da Interflora – uma empresa de entrega de flores presente em mais de 150 países e a operar em Portugal há três anos -, há uma secção exclusivamente dedicada ao Dia das Madrinhas. Entre os produtos propostos estão cravos multicolores de diferentes formatos, orquídeas, gérberas, lírios ou rosas em vários tons. Também há cestos de plantas. As flores podem ser ainda acompanhadas de cartão com dedicatória e as entregas feitas no mesmo dia da compra, caso o pedido seja feito até às 15h. A marca tem mais de 1700 floristas associadas, pelo que garante a entrega de “ramos de flores frescas a qualquer ponto de Portugal”.

(Fotografia: DR)


Flores no Cais
Arranjos de flores frescas, diretamente colhidas de estufas de produção própria, é o que promete a Flores no Cais, a operar desde janeiro de 2017 na área da decoração e arte floral. “Colhemos as flores mais frescas no momento de fazer seu pedido e enviamos diretamente para sua casa, sem intermediários”, lê-se na loja online. Para este Domingo de Ramos, o ramo mais simbólico é composto por alecrim, oliveira e louro e ornamentado com uma fita branca. A maior parte dos arranjos são, contudo, personalizáveis tendo em conta os gostos do destinatário e a mensagem a transmitir. As compras feitas até às 16h, os ramos são entregues “no dia seguinte em qualquer ponto de Portugal continental” (e também são feitas entregas ao sábado).

(Fotografia: DR)


Império da Flor
O próprio nome desta loja online indica que as flores são rainhas e senhoras do negócio. E não falta opção por onde escolher, de um bouquet de rosas multicores a gerberas coloridas, passando por outros compostos por girassóis e rosas amarelas. As encomendas abrangem todo o país, incluindo Lisboa (pelo sim, pelo não, o melhor é confirmar através do código postal) e são entregues no dia seguinte, quando feitas online até às 17h.

(Fotografia: DR)


Bloom – Flores e Eventos
Inspirada nas tradições da Páscoa e do Domingo de Ramos, esta marca portuguesa especialista em flores lançou a nova coleção “Esperança”, composta não só por arranjos florais. Tem centros de mesa em base de vime com misturas de flores e ovos de chocolate recheados; cestos de pendurar de jacintos e bombons em flor; e vasos com flores desidratadas de diferentes cores, por exemplo. Na loja online pode-se também encomendar, para esta época, as tradicionais coroas e cruzes Pascais, ambas “feitas à mão e decoradas com flores desidratadas”. Segundo a marca, todos os arranjos e ramos de flores podem ser comprados online e entregues ao domicílio num raio de dois quilómetros a partir de qualquer loja; ou então enviados para o Grande Porto, Braga, Guimarães e Lisboa (exceto flores frescas). Os portes são gratuitos para valores iguais ou acima dos 50 euros e variam, em Lisboa, consoante a zona da morada.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend