“Adopta uma livraria” é a nova forma de apoiar livrarias afetadas pela pandemia

A ideia é apoiar livrarias independentes. (Fotografia: DR)
Campanha “Adopta uma livraria” começa esta terça-feira, 14 de abril. A iniciativa é das livrarias independentes Orfeu Negro e Antígona, ambas em Lisboa, e tem o objetivo de apoiar 20 livrarias.

Apoiar livrarias independentes que estão a passar por dificuldades devido ao encerramento das suas lojas físicas ao público é agora possível com a campanha “Adopta uma Livraria”, lançada pelas livrarias e editoras independentes Orfeu Negro e Antígona, ambas em Lisboa. O objetivo é apoiar 20 estabelecimentos com uma livraria por dia, durante 10 dias.

A campanha decorre de 14 a 23 de abril – data em que se assinala o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor – e consiste em doar 30% do valor das compras feitas online às várias livrarias independentes eleitas pelas editoras da organização. Ao fazer a compra – explica a Antígona – basta escolher a opção “«Adopta uma livraria» no menu «Envio».

Num comunicado sobre a iniciativa, a Orfeu Negro acrescenta que os clientes de ambas as livrarias terão “10% de desconto sobre o PVP de cada livro e portes gratuitos”. Ao todo, serão 20 as livrarias ajudadas, com uma eleita por dia. “Cada editora selecionou as suas 10 livrarias independentes, de norte a sul do país”, explicam.

Entre as livrarias escolhidas pela Antígona contam-se a A das Artes (Sines), a Tigre de Papel (Lisboa), e a Flâneur (Porto), entre outras. Já a Orfeu Negro (distinguida no ano passado na Feira do Livro infantil de Bolonha com o prémio de Melhor Editora Europeia de Livro Infantil) dá parte do destaque a livrarias dedicadas ao livro ilustrado, como a Hipopómatos na Lua (Sintra), a Gigões e Anantes (Aveiro) e a Aqui há Gato (Santarém).

A lista completa das livrarias e dos dias da campanha pode ser consultada nas imagens abaixo e nos websites das editoras (www.orfeunegro.org e www.antigona.pt) a partir de segunda-feira, 13 de Abril. “A iniciativa Adopta uma Livraria constitui um pequeno gesto de resistência, que sabemos à partida insuficiente e ao qual contamos somar mais nos próximos meses. Esperamos também que outras editoras se juntem com acções semelhantes”, terminam, em comunicado.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend