The Yeatman reabre com menu solidário que celebra os 10 anos do restaurante

O restaurante do The Yeatman reabre esta sexta-feira, 29 de maio. (Fotografia: DR)
O estrelado The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas esta sexta-feira, 29 de maio. Neste regresso, o chef Ricardo Costa dá a provar um menu que celebra os 10 anos do restaurante, e tem uma vertente solidária: 10% das receitas revertem a favor do Banco Alimentar Contra a Fome.

O restaurante do hotel The Yeatman reabre esta sexta-feira, 29 de maio, atendendo a todas as recomendações de higiene e segurança da Direção-Geral da Saúde e do Turismo de Portugal, mas com espírito de celebração.

Afinal, 2020 é um ano importante para o The Yeatman e para o chef Ricardo Costa, que completa 20 anos de carreira, metade dos quais ao comando do restaurante onde conquistou duas estrelas Michelin, e que celebra 10 anos de portas abertas.

O chef Ricardo Costa completa 20 anos de carreira, 10 dos quais ao comando do The Yeatman. (Fotografia: DR)

Para assinalar a data, o chef e a sua equipa dão a provar um novo menu que procura “evocar (boas) memórias e momentos de evasão”, pode ler-se em comunicado.

Os aromas e sabores do mar, como é habitual na cozinha de Ricardo Costa, são um dos fios condutores da carta. Da costa portuguesa, chegam à mesa o lírio curado ao sal e as conservas de peixes e bivalves. Há ainda uma nova versão do prato de choco, e a raia com molho de pitau, uma receita típica dos pescadores da nossa costa, feita à base dos fígados do peixe.

 

Nos pratos da terra, há lugar para uma beringela “disfarçada” de borrego e o leitão à moda da Bairrada. E nas sobremesas, o chef, natural de Aveiro, viaja até às memórias dos dias de praia na Costa Nova, com a sua recriação de ovos-moles e a famosa tripa de chocolate. A gulosa combinação termina com um refrescante ananás dos Açores com chá verde.


Conheça melhor aqui a nova carta do The Yeatman.


Como complemento, existem agora duas opções de harmonização vínica: uma seleção de seis vinhos que cruzam cinco regiões vitivinícolas do país (170 euros por pessoa), ou uma seleção sazonal de seis vinhos especialmente preparada para o menu (80 euros por pessoa)

O menu completo tem o custo de 170 euros por pessoa (sem bebidas), e parte do valor tem um fim solidário. Neste regresso à atividade, o restaurante do The Yeatman juntou-se ao Banco Alimentar Contra a Fome, revertendo 10% das receitas do mês de junho a favor da instituição. “Este é o nosso pequeno contributo e, acima de tudo, tem como objetivo mostrar como sentimos que, mais do que nunca, este é o momento de nos unirmos, se criarmos um ecossistema de entreajuda a nível nacional e mundial, que nos permita ultrapassar este momento difícil”, afirma em comunicado Adrian Bridge, CEO do The Yeatman.

A reabertura do restaurante acontece de forma faseada, estando, para já, aberto de quinta a sábado exclusivamente ao jantar, das 19h às 21h. As reservas são obrigatórias através do site ou por telefone (932000569).

O Dick’s Bar e o terraço panorâmico, com vista sobre o rio Douro e a cidade do Porto, também reabrem esta sexta-feira, com um horário contínuo das 11h00 às 23h00, todos os dias, e uma carta de propostas mais leves, para qualquer hora do dia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend