Tasquinhas, humor e música: vem aí a Feira do Mel e da Castanha, na Lousã

Às castanhas juntam-se outros produtos endógenos, como as nozes e as avelãs. (Fotografia: DR)
Tasquinhas, produtos regionais e espetáculos e animação variada compõem o programa da Feira do Mel e da Castanha, que tem lugar, no próximo fim de semana, no Parque Municipal de Exposições, na Lousã. O acesso é gratuito.

A 32.ª edição do certame, que procura valorizar produtos endógenos da região – com destaque para o mel DOP Serra da Lousã e a castanha -, arranca já nesta sexta-feira, prolongando-se até domingo. Conta com mais de uma centena de expositores, ao todo, distribuídos por diferentes espaços.

No Parque Municipal de Exposições, ocupando uma área de mais de 7 mil metros quadrados, estão representados pelo menos 20 apicultores e 25 vendedores de produtos locais e de época – castanhas, claro, mas também nozes, avelãs, doces e outras sugestões. Esse lugar é palco, ainda, de sessões de cozinha ao vivo, protagonizadas por duas figuras com ligações àquele território: o chef Flávio Silva e o young chef da Região de Coimbra, Rúben Lima.

No evento participam pelo menos 20 apicultores.
(Fotografia: DR)

Já na Praça dos Sabores, que reúne cerca de 30 expositores, podem ser degustados outros produtos regionais, como doçaria, queijos, enchidos, vinhos ou cervejas artesanais ou doçaria. Aqui está instalado o palco destinado aos espetáculos que animam as três noites do evento.

Por fim, a chamada Praça da Gastronomia acolhe cinco tasquinhas, que representam as diferentes freguesias do concelho e estão ao cuidado de instituições locais. Para a mesa vão pratos da região, sendo uma das opções o “menu chanfana”, disponível por 14 euros.

Paralelamente, decorrem atividades de animação variada, em modo itinerante, que percorrem áreas como a música, o teatro e o humor. Na sexta-feira, atua o comediante Eduardo Madeira e, de seguida, há DJ set “Pôr do Sol à Portuguesa”; no sábado, chegam os HMB e, mais tarde, o DJ RFM Pedro Simões; e no último dia – marcado também por um magusto – é a vez de Augusto Canário e Amigos.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend