Receitas de Natal: filhoses de abóbora [chef Luís Lavrador]

Filhoses de abóbora. Fotografia: Maria João Gala/GI
Natal, para o chef Luís Lavrador, é em Seixo de Mira, com casa cheia, bacalhau e doces como as tradicionais filhoses de abóbora, às quais acrescenta uma calda feita com vinho do porto.

Quando lhe perguntam de onde é, Luís Lavrador responde, orgulhosamente, Seixo, a freguesia do concelho de Mira onde tem as suas raízes. A consoada é passada lá, numa casa cheia onde não faltam bacalhau, bom vinho e doces como rabanadas, arroz doce ou filhoses de abóbora. Estas últimas, que no Seixo vão para a mesa todo o ano, são a escolha do chef. Fazem-no recuar à infância, eram presença habitual na casa dos avós e as da tia “são as melhores que há”. Ele foi vendo como eram feitas e tratou de lhes dar o seu toque. Antes de as comer, molha-as numa calda que inclui limão e vinho do porto.

Fama, alcunha de família, é como se chama o restaurante que Luís Lavrador abriu em Aveiro, com uma jaleca assinada pelos jogadores da Seleção Nacional de Futebol emoldurada, ou não fossem ele e o pai cozinheiros ao serviço daquele coletivo. Nem sempre quis seguir as pisadas do pai, com quem partilha o nome e a profissão. Chegou a estudar Engenharia Civil, mas não completou o curso. Acabou por se formar em Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria de Coimbra. Trabalhou em vários sítios, até abrir um negócio próprio.

O Fama by Luís Lavrador é um projeto que divide com a mulher, Florinda Andrade, e conta com aconselhamento do pai. Entretanto, o casal investiu noutro restaurante, o Marina by Luís Lavrador, na Gafanha da Nazaré. Em ambos, a comida quer-se de conforto. Como aquela que se serve na noite de Natal.

Textura húmida

Luís Lavrador usa mais abóbora e menos farinha, para as filhoses não ficarem tão secas. Assim, ficam tostadas por fora e com uma textura húmida por dentro, descreve o chef.

FILHOSES DE ABÓBORA

Ingredientes
1 kg de abóbora
2 ovos
2 laranjas
80 g açúcar
8 gr de fermento de padeiro
450 g de farinha
1 cálice de aguardente
Sal qb

Para a calda
500 ml de água
250 grde açúcar
50 ml de vinho do porto
Casca de 1 laranja de 1 limão
2 paus de canela
Frutos secos

Modo de preparar
Cozer a abóbora com um pau de canela e deixar escorrer muito bem (de preferência de um dia para o outro) embrulhada num pano. Numa taça colocar a farinha, o açúcar, o sal, a raspa da laranja e a abóbora e mexer muito bem com a mão. Adicionar os ovos, a aguardente e o fermento dissolvido com o sumo da laranja. Mexer muito bem e deixar levedar tapado com um pano húmido durante duas horas. Numa frigideira com óleo abundante, fritar pequenas porções da massa até alourar. Depois de fritas, polvilhar com açúcar em pó e canela e servir com a calda de açúcar. Para fazer a calda, juntar todos os
ingredientes num tacho ao lume e deixar ferver durante 8 minutos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend