Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite volta às mesas de Marvão

A Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite regressa dia 12 de fevereiro a Marvão. (Fotografia: Paulo Spranger/GI)
De 12 a 27 de fevereiro, a 17ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite chega à mesa de 14 restaurantes do concelho de Marvão. Aos pratos especiais juntam-se provas, visitas guiadas e showcooking.

Açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à Lagareiro, fraca tostada em azeite, alhada de cação, couvada de polvo ou delícia de azeite são alguns dos pratos em destaque nos 14 restaurantes aderentes à 17ª edição da quinzena gastronómica que põe o azeite no centro da mesa.

Este ano, o evento volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2021 provocado pela pandemia, que obrigou a iniciativa a migrar para o online e para as redes sociais.

Esta 17ª edição acontece de 12 a 27 de fevereiro e vai contar com “um conjunto de iniciativas que pretendem impulsionar e reconhecer a importância do olival e do setor oleícola para a economia do concelho”, adianta o município. Ao longo destes 15 dias, além dos menus especiais, em que o azeite é rei, decorre uma programação paralela, com atividades como uma visita guiada ao Olivoturismo – Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão” (dia 19, às 10h30), uma prova de azeites no Mercado Municipal (dia 26, às 10h), o Mercado do Azeite Novo e uma sessão de showcooking, no Jardim do Castelo de Marvão (dia 27, às 10h).

Este ano, estão também de volta as Conversas d’Azeite, “uma iniciativa do Município de Marvão e que tem, como principal objetivo, a partilha de conhecimento entre especialistas do setor oleícola do Alto Alentejo, de forma a reforçar a importância da produção de azeite no concelho”.

O concelho de Marvão está inserido na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que, diz-se em comunicado “tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência. A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para garantir a produção de um azeite de excelência no concelho de Marvão”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend