Polvo e leitão: o prato improvável que junta dois reis da cozinha portuguesa

Polvo e leitão: o prato improvável junta dois reis da cozinha portuguesa
A nova criação de Manuel Bóia junta leitão e polvo no mesmo prato, uma combinação improvável que serve para acompanhar a nova exposição de arte do Palácio Chiado. Mas há mais novidades para provar nesta elegante casa do Chiado.

Uma combinação, no mínimo, improvável. A nova estrela da carta do Palácio Chiado é a proposta criativa que facilita na hora de escolher entre um prato de carne ou de peixe. Este une os dois. Trata-se de uma barriga de leitão assado deitado sob um chutney de cebola roxa, ao qual se junta o polvo confitado em azeite e alho, com puré de batata-doce.

O prato chama-se Pa.la.vra e foi criado pelo chef Manuel Bóia para acompanhar a exposição homónima da artista Filipa Jacinto, que por estes dias se encontra espalhada pelas salas deste elegante e charmoso palácio da Rua do Alecrim, conhecido por juntar as cozinhas de vários restaurantes e influências. Tanto o prato (a 27,50€) como a exposição estão disponíveis até 28 de abril.

O prato que junta polvo e leitão. (Fotografia: DR)

O prato que junta polvo e leitão. (Fotografia: DR)

«É uma combinação curiosa. Quando me foi proposto não hesitei e como a minha carreira demonstra não sou de baixar os braços. Assim como a exposição Pa.la.vra, quis que houvesse também algum diálogo entre os sabores da gastronomia portuguesa, daí esta combinação singular do leitão e polvo», explica Manuel Bóia, que faz a curadoria gastronómica deste food court. «O feedback que temos recebido dos clientes é excelente», conta o chef sobre o prato onde se garante polvo tenro na mesa e uma pele do leitão muito estaladiça.

Por enquanto, e até ao final de abril, também se pode optar pelo Menu Impressionista, uma espécie de best of com pratos dos vários restaurantes do palácio, em forma de menu de degustação. Do Seed vêm os taquitos de atum e lagosta, do Farrobodó chega um carpaccio de novilho com parmesão, rúcula e avelã, o camarão tigre grelhado com risoto de lima vem da cozinha do Azimuth & Rosmarino, e do Cutelo chega-nos um rabo de boi e bochecha de vitela estufados. A sobremesa é da Confeitaria do Palácio – um irresistível bolo de chocolate com pepitas crocantes e couli de framboesa.

Rabo de boi e bochecha de vitela estufados. (Fotografia: DR)

O camarão tigre grelhado com risoto de lima vem da cozinha do Azimuth & Rosmarino. (Fotografia: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

6 novos brunches para provar em Lisboa
A próxima festa de Lisboa junta magia, burlesco e circo – e tem bar aberto
Já se conhece o Melhor Pastel de Nata de Lisboa. Saiba como é feito




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend