O bolo brigadeiro de Samya Bruçó tem um aspeto tão guloso como qualquer outro, mas, no que aos ingredientes diz respeito, é diferente. Sam – como é conhecida a pasteleira autodidata – substituiu a farinha de trigo por farinha de arroz integral, linhaça e aveia sem glúten, e para o recheio de brigadeiro dispensou o leite condensado e o chocolate de leite, criando uma mistura à base de tâmaras, cacau magro, bebida de coco e baunilha. Assim, disponibiliza um doce que pode ser apreciado por celíacos, alérgicos à lactose e praticantes de dietas vegetariana e vegana. Esta criação, que demorou um ano e meio e necessitou de mais de 20 variações, é uma das que mais fatias vende na Sam – Bolos e Doces Saudáveis, o espaço que abriu com o marido, há meio ano, em Alvalade. Ali, não há lugar para açúcares refinados ou produtos lácteos. O glúten também está excluído das receitas, uma garantia dada pela certificação da Associação Portuguesa de Celíacos.
Para Sam, a abertura da pastelaria foi a concretização de um sonho, que foi crescendo após uma mudança de vida iniciada há cinco anos, motivada pela gravidez e por um trabalho insatisfatório. Em 2018, começou a fazer bolos em casa e a vender online, com a ajuda do marido, Gilberto Rosa. Os clientes foram chegando e fidelizando-se, pela oferta variada para quem tem problemas de saúde e/ou restrições alimentares, e pelas opções sem açúcares adicionados, como os bolos de maçã, cenoura e banana, pensadas para bebés de um aos três anos.
Quem visita a loja, além do bolo brigadeiro, também poderá provar o bolo de chocolate sem farinhas e doce de leite de amêndoas, uma recente criação que vai havendo pontualmente. Junta-se-lhe a palha italiana funcional, o bolo de banana ou de coco, o brownie de batata-doce com gelado, bombom de cenoura, cookies, trufas e barras a lembrar Snickers ou Twix.
Longitude : -8.2245