Leça da Palmeira: Sabores do mar numa tasca japonesa

No início do ano, o Dominó mudou de casa e ganhou mais espaço. Agora é de frente para a praia, em Leça da Palmeira, que se servem petiscos asiáticos, sushi e cocktails de inspiração nipónica.

Foi em frente à praia de Leça da Palmeira que Ana Afonso encontrou a nova morada para a sua tasca japonesa. O Dominó ocupava, desde 2015, um pequeno espaço em Matosinhos, que nos últimos tempos já não era suficiente para acolher todos os que ali chegavam para provar os petiscos da casa. O peixe fresco é a matéria-prima essencial, que o chef Tiago Sousa, ao lado do sushiman Maikon Fernandes, transforma em belas peças de sushi, tártaros e outros pratos, generosos nas porções. «Gostamos de servir peixe, não só arroz», brinca Ana.

Nada disso mudou, mas há algumas novidades. A começar pela sala à entrada do restaurante, onde funciona o bar que até então não existia. Ali, o protagonismo vai para a carta de cocktails, especialmente criada pelo barman Wilson Pires, com oito bebidas de inspiração nipónica, de que fazem parte o Yuzo, feito com gin e champanhe, e o Lichee, que junta sake, toranja e manjerona.

São o complemento ideal aos petiscos de sabores asiáticos que saem da cozinha, como os bao de caranguejo, ou os de atum, e ainda o ceviche e o sunomono do chef, duas das sugestões mais populares.

Na outra sala, os confortáveis sofás azuis convidam a juntar os amigos para um almoço ou jantar, e enquanto não chegam as peças de sushi, que a boa preparação leva o seu tempo, há em cada mesa uma caixa de dominó para entreter com um jogo amigável, e abrir o apetite.

A praia, que se avista para lá das paredes envidraçadas, também serviu de inspiração à decoração do restaurante. «O chão, em madeira, representa a areia e os móveis em tons de azul são o mar», explica Ana.

Desse mar, ali tão próximo, chegam muitos dos tesouros que fazem brilhar a mesa do Dominó, como a sardinha, que por altura do São João encabeça um nigiri braseado com flor de sal, redução de pimentos verdes, azeitona e broa salteada em azeite. E ainda o ouriço, um produto difícil de conseguir, mas que Ana não dispensa, sempre que a maré baixa permite a apanha. «É o mar na boca», garante. Que mais se poderá querer?

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Grande Porto: O peixe português ao balcão dos sushimen
8 restaurantes para conhecer em Matosinhos
Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend