Em Santarém, há Petiscos e Vinhos do Tejo à prova (e com desconto)

Loja das Tradições, um dos espaços aderentes. (Fotografia: DR)
Um petisco e um copo de vinho por 10 euros, ou menos, em quase 30 restaurantes e gastrobares de Santarém. Eis o que propõe o evento “Petiscos & Vinhos do Tejo”, em curso até 5 de maio. O chef Rodrigo Castelo, do recém-estrelado Ó Balcão, assume a curadoria.

Nesta quarta edição, participam 27 espaços de restauração e gastrobares, todos localizados na zona urbana e prontos a servir, a troco de 10 euros, um petisco e um copo de vinho da região dos Vinhos Tejo, de uma lista predefinida. Mas a fatura pode ter um desconto de 50%, adquirindo um voucher, por 5 euros (mas com valor real de 10 euros), no Posto de Turismo de Santarém. Essa compra antecipada pode ser feita ao longo de todo o evento, até um limite de 4000 vouchers, por iniciativa da Câmara Municipal.

Os espaços de restauração que aderem ao “Petiscos & Vinhos do Tejo”, desta feita, são os seguintes: A Burguesita, A Caravela, A Grelha, BlackFrog, Bom Garfo, Casa dos Torricados, Casa Lusitana, Central, Cervejaria Mística, Di Gusto, Dois Petiscos, Dom Nunes, Dom Papinhas, Eva, Flor do Ribatejo, Galinha da Vizinha (Centro), Galinha da Vizinha (Complexo Aquático), Giullieta Pizza & Gelato, Loja das Tradições, Luís dos Leitões, No Corte, O Brazão, O Torgal, Pátio da Graça, Taberna & Mercearia Sebastião, Taberna do Quinzena 1 e Tascá.

A Burguesita.
(Fotografia: DR)

A curadoria está a cargo do chef Rodrigo Castelo, Embaixador para a Gastronomia de Santarém, que conquistou, neste ano, uma estrela Michelin e uma estrela verde para o seu restaurante Ó Balcão. “Foi com enorme orgulho que Santarém e todo o Ribatejo viu o Rodrigo [Castelo] receber estas duas merecidas distinções para o seu projeto de restauração aqui, em Santarém”, afirmou o vice-presidente da Câmara, João Teixeira Leite, citado em comunicado.

“A gastronomia é, sem dúvida, um setor muito relevante para o turismo, e o turismo é fundamental para a economia da região. Este evento que agora apresentamos, o “Petiscos & Vinhos do Tejo” é mais uma das iniciativas que, com a curadoria do chef Rodrigo Castelo, tem chamado a Santarém centenas de pessoas, que vêm não só pela nossa gastronomia, mas por tudo o que a região tem para oferecer”, defendeu ainda João Teixeira Leite, adiantando estar em fase de preparativos a 43ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

Dom Nunes.
(Fotografia: DR)

Ainda no âmbito do presente evento, decorre o passatempo “Rota do Petisco & Vinhos do Tejo”, que convida a visitar diferentes espaços para saborear petiscos e vinhos regionais, assinalando isso mesmo numa espécie de passaporte criado para o efeito. As primeiras 15 pessoas a registar visitas a dez locais participantes ganham três garrafas de vinho do Tejo (um branco, um tinto e um rosé). O desafio é aberto a maiores de idade, de qualquer proveniência.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend