Dia Mundial do Chocolate: 3 chefs, 3 receitas para fazer em casa

Dia Mundial do Chocolate: 3 chefs, 3 receitas para fazer em casa
Brownie de chocolate e nozes pecan. (Fotografia: 24Kitchen)
O Dia Mundial do Chocolate celebra-se esta terça-feira, 7 de julho. Os chefs António Nobre, António Amorim e Francisco Moreira ensinam a fazer três doces receitas, para replicar em casa.

Bolo de chocolate e caramelo em três texturas

Chef António Amorim

Bolo
Ingredientes: manteiga (200gr), chocolate negro (200gr), açúcar (200gr), ovos inteiros (4), farinha sem fermento (75gr), açúcar (60gr), 1 colher de sopa de água, natas (100ml).

Preparação: Colocar 60gr de açúcar numa frigideira com uma colher de sopa de água. Deixar derreter até fazer o caramelo e mexer assim que começar a ganhar cor. Quando estiver derretido e cor de caramelo, adicionar as natas e mexer com muito cuidado porque salpica. Retirar do lume e reservar. Depois, derreter o chocolate com a manteiga. Numa taça, juntar o açúcar com os ovos e mexer bem. Envolver o chocolate derretido e mexer, acrescentar o caramelo, e envolver tudo. Peneirar a farinha e envolver suavemente no preparado anterior. Forrar uma forma, tabuleiro ou pirex com manteiga e um pouco de farinha, ou então com papel vegetal em gordura. Verter o preparado na forma. Levar ao forno a 200o, durante cerca de 12 minutos. Deve ficar cremoso.

Crumble
Ingredientes: açúcar (250gr), manteiga (250gr), farinha para bolos (350gr), cacau (100gr).

Preparação: Amassar todos os ingredientes com as mãos até envolver tudo muito bem. Colocar a massa num tabuleiro e levar ao forno a 180o durante cerca de 20 minutos. Tirar a meio da cozedura, mexer com um garfo e acabar de cozer. No final, envolver com uma colher. Retirar do forno e deixar arrefecer para poder usar de seguida.

Mousse de chocolate
Ingredientes: chocolate para culinária (250gr), claras (250gr), manteiga (100gr), gemas (5).

Preparação: Derreter a manteiga com o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Numa tigela, adicionar as gemas com o açúcar e envolver bem. De seguida, juntar o chocolate derretido. Bater as claras em castelo. Quando estiverem firmes, envolver suavemente ao preparado. Reservar no frio cerca de 1 hora antes de servir.

 

 

Brownie de chocolate e nozes pecan

Chef Francisco Moreira

Ingredientes:
150gr pepitas de chocolate 55% de cacau
110gr manteiga sem sal
3 ovos L
110gr açúcar
45gr farinha peneirada
30gr cacau em pó peneirado
3gr bicarbonato de sódio
70gr nozes Pecan
Natas batidas para finalizar (100gr de natas 35% de gordura + 20gr de açúcar em pó)
Açúcar em pó q.b. (decoração)

Receita:
Derreta 150gr de chocolate negro com 110gr de manteiga no microondas, a 800w, durante um minuto e meio. Misture três ovos com 110gr de açúcar. Acrescente o chocolate derretido. Peneire 45gr de farinha, 30gr de cacau em pó e 3gr de bicarbonato. Junte os secos ao preparado. Misture bem. Pique 70gr de nozes Pecane envolva na massa. Leve ao forno, numa forma forrada a papel vegetal, a 170ºC, durante 15 a 20 minutos. Corte o bolo em cubos, depois de arrefecido, e sirva com natas batidas com açúcar em pó.

 

 

Migas doces de chocolate com pão alentejano

Chef António Nobre

(Cátia Barbosa/DR)

Ingredientes: chocolate negro (120g), miolo de pão alentejano cortado em cubos pequenos (200g), açúcar (180g), amoras silvestres (200g), gemas (6), claras (4), água (500ml) e aguardente de medronho (100ml).

Preparação: Partir o chocolate aos bocados e reservar. Levar ao lume um tacho com a água e o açúcar. Quando estiver quente, juntar a aguardente e o pão. Mexer com uma colher, com cuidado, para não desfazer totalmente. Deixar ferver um pouco. Retirar do lume, e quando estiver morno, juntar as gemas uma a uma, mexendo sempre. Ao mesmo tempo, envolver os bocadinhos de chocolate. Entretanto, bater as claras em castelo e envolver no preparado. Colocar em taças individuais e levar ao frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir. Acompanhar com amoras silvestres frescas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend