Braga: Café de especialidade e panquecas num lugar acolhedor

Do norte da Europa chegou a inspiração para abrir o Nørdico, mas o café de especialidade que ali é servido tem origem em várias partes do mundo. E quem o toma sabe todo o caminho que percorreu.

Numa parede à entrada do Nørdico, na recatada rua do Anjo, estão afixados os sacos de todas as variedades de café que por ali passaram no último ano – a cafetaria abriu no início de 2018. São dezenas. Todos single origins de espécie arábica, mas provenientes de várias partes do mundo. «O café da casa é do Brasil, mas todas as semanas temos cafés convidados, que chegam da Etiópia, El Salvador, Bolívia, Quénia…», conta Ricardo Ferreira, que ao lado de Catarina Silva, se lançou na aventura de abrir uma cafetaria dedicada ao café de especialidade.

Inspirados nos lugares que frequentavam em Londres, onde viveram durante quatro anos, e nas viagens que fizeram pelo norte da Europa, decidiram trazer a ideia para a sua terra natal. Dessas paragens trouxeram também uma preocupação com a sustentabilidade e com a responsabilidade social e ambiental, que tentam implementar no Nørdico.

«Sabemos todo o caminho do café que temos aqui», garante Catarina. O país de origem, a quinta, o processo produtivo, a data de torrefação e até a altitude da plantação. E quem o toma também é informado de todos esses elementos, num pequeno bilhete que acompanha o café.

Há sempre duas variedades disponíveis de café de filtro. «Um mais cítrico e outro mais doce», nota Ricardo. Para paladares distintos. Mas na carta figura ainda o capuccino, o latte e outras especialidades, como o cold brew – «o café fica a repousar durante 12 horas e é servido com gelo, o que corta a acidez e faz sobressair a doçura», explica Catarina – ou o Nørdico Coffee, que ao cold brew junta leite de coco e mapple syrup.

A panqueca Nórdica, que leva pepitas de chocolate, gelado, banana, morangos e mirtilos, é a mais popular. (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)

À tarde, para acompanhar as bebidas, as panquecas, bem fofas, são a estrela da casa, sendo a mais popular aquela que leva pepitas de chocolate, gelado, banana, morangos e mirtilos. Também há opções para brunch, com tostas, bagels, taças de iogurte, aveia ou açaí. E ao fim de semana há sempre uma edição especial, que pode ser um cocktail, uma panqueca exclusiva ou qualquer outra nova invenção do casal.

Num pequeno armário em frente ao balcão estão dispostos sacos de café e acessórios para venda, e ainda livros sobre a bebida, para consultar com tempo na companhia de uma chávena. O espaço, acolhedor, convida a isso mesmo, com uma decoração em linha com as viagens que inspiraram a cafetaria – há um grande mapa mundo numa das paredes – e uma agradável esplanada nas traseiras, para os dias mais soalheiros.

Aprender sobre café
Todos os meses Ricardo e Catarina organizam sessões de cupping no Nørdico, para dar a conhecer os vários tipos de café.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

8 templos do café de especialidade no Grande Porto
Italiamo: Cafetaria italiana com alma portuguesa em Braga
Nørre: Nesta padaria em Braga faz-se pão com tempo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend