As tarteletes da Tonton Cake são pequenas obras de arte

As tartelete prestígio, de framboesa e de caramelo com sal negro são algumas das possibilidades na Tonton Cake. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
Rodrigo de Oliveira trabalhou 30 anos em moda, até ter decidido dedicar-se à pastelaria, e abrir a Tonton Cake, uma casa “de pernas para o ar”, onde faz bonitas tarteletes.

Doces há muitos, mas nenhum ocupa um lugar tão especial na vida de Rodrigo de Oliveira como a tartelete, que esteve presente em diversos momentos da sua vida, como jantares de família ou no segundo pedido de casamento da mãe. Foi na Rua da Alegria que o antigo designer de moda, ao lado do companheiro Luís Paulo Soares, abriu o Tonton Cake, um espaço dedicado ao doce francês, que ali se apresenta em dois tamanhos e quinze sabores, alguns fixos, outros sazonais, além de quiches e muffins salgados.

A apresentação exímia e os sabores equilibrados das pequenas tartes levam a crer que Rodrigo sempre dominou a arte da pastelaria. Mas, na verdade, o chef brasileiro confessa que “não sabia fazer um bolo”, pelo que após 30 anos ligado à moda, decidiu munir-se de conhecimento e aventurar-se numa outra área, igualmente desafiante ao nível da criatividade e atenção ao detalhe.
Com um curso na reputada Le Cordon Bleu, em Paris, e vários workshops na Suíça, onde já havia vivido durante 15 anos, Rodrigo aterrou no Porto, a cidade europeia que mais encantou o casal, das seis por onde passou.

No início do ano, as tarteletes da Tonton já eram vendidas para entregas ao domicílio, e pouco depois ganharam um espaço, que se apresenta “de pernas para o ar”. Era assim que a casa da mãe de Rodrigo ficava quando o “titio” (“tonton”, em francês) lá ia brincar com os sobrinhos. Daí estar um candelabro caído em cima no balcão, a pintura por terminar e uma mesa posta pregada ao teto, pormenores que pretendem levar os clientes para um “mundo intrigante e bucólico”, e que, ao mesmo tempo, refletem a passagem do chef pasteleiro pelo teatro.

O rosa domina a decoração da pequena loja. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

Há mais de dez tarteletes diferentes, todos os dias. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

O candelabro tombado é um dos detalhes mais marcantes da Tonton Cake. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)

São os pequenos bolos que têm conquistado, sobretudo, portugueses e brasileiros, que ali cedem à gulodice com as tarteletes de queijo da Ilha e goiabada – numa referência à sobremesa Romeu e Julieta -; de caramelo com sal negro, de mousse de limão; ou de cheesecake, para a qual Rodrigo transportar as notas do Red Velvet, um dos seus bolos preferidos. Garantidas estão sempre tarteletes de fruta da época (de momento, encontram-se as de mirtilo e de framboesa), de chocolate e de caramelo, confecionadas com produtos de qualidade e preparações caseiras, resultando num doce crocante e fundente. E que, em breve, poderá ser provado em mais um espaço, no Porto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend