A Varanda que espreita Lisboa há 60 anos tem um menu de S. Valentim

A Varanda que espreita Lisboa há 60 anos tem um menu de S. Valentim
A ampla vista sobre o centro da capital é motivo suficiente para ir até no Varanda, no topo do Hotel Mundial, no Martim Moniz, que surge agora de cara lavada, tanto na decoração como na carta, com a assinatura do chef Vítor Sobral.

Não há eufemismo no nome. Sentado à mesa, vai-se espreitando o Tejo, o Castelo de São Jorge, o antigo casario da Baixa, o Miradouro de São Pedro de Alcântara ou o Convento do Carmo, consoante o canto da sala, sempre de um privilegiado oitavo andar. Há seis décadas que a panorâmica sobre a capital é uma mais-valia no Varanda, mas há novos motivos para regressar ao restaurante no topo do Hotel Mundial. Se for num programa a dois, melhor ainda.

Por um lado, renovou-se a decoração do espaço, estando agora mais moderno, luminoso e elegante, com nova zona de bar e garrafeira. Por outro, há um reforço de peso, com Vítor Sobral a assumir a consultoria da cozinha, agora “atualizada mas sem perder o raíz da tradição”, explica o chef.

O Varanda fica no oitavo piso do Hotel Mundial. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues)

O Castelo de S. Jorge é um dos locais que se avistam das mesas do restaurante. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues)

Há novos pratos para provar no renovado Varanda.

Para o Dia dos Namorados, Sobral também planeou um jantar especial de cinco propostas com harmonização de vinhos e música ao vivo. À mesa, o romance faz-se com a ajuda da ostra marinada com vinagrete de limão, soja e gengibre; creme de tomate assado com torresmos de lulas, coentros e avelã; moqueca de camarão; e lombinho de porco preto corado e puré de abóbora. Para a despedida, um casamento clássico, terminando-se a noite com uma tarte de ginja e chocolate. O preço é de 57,50 euros por pessoa, sem harmonização vínica.

Outro menu que já está disponível, e assim continuará até 15 de março, é o da lampreia, ou não se fosse o Varanda um dos restaurantes lisboetas com uma longa tradição na confeção deste ciclóstomo. Por estes dias, a lampreia, que é capturada em Entre-Os-Rios, saboreia-se num menu temático de três pratos, optando-se no prato principal entre a versão à Bordalesa ou num arroz. Este menu custa 40 euros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend