Sogevinus declara 2020 como ano vintage clássico

Os quatro vinhos do Porto vintage, da Sogevinus.
O ano de 2020 foi oficialmente declarado Vintage clássico para os vinhos do porto Kopke, Burmester, Cálem e Barros, da Sogevinus.

Apesar das muitas adversidades, a vindima de 2020 da Sogevinus, pouco generosa em termos de quantidade, deu vinhos do Porto de excelência. Por isso, 2020 foi declarado ano vintage.

Nesse ano, marcado pelo silêncio nas vinhas devido à pandemia, houve influência das alterações climáticas nas plantas. Nos primeiros meses do ano, choveu, o que favoreceu o bom desenvolvimento da videira. De maio a setembro, o tempo foi seco e muito quente, o que acabou por provocar algum escaldão nas vinhas e, assim, quebra de produção. O final do mês de agosto trouxe chuva, o que acelerou as maturações e, por consequência, a vindima.

Carlos Alves, o enólogo da casa, admite, em comunicado, que foi dos anos “mais desafiantes” da sua carreira: “precoce e curta, esta foi uma vindima que superou todas as expetativas e a partir da qual foi possível produzir vinhos de excelente qualidade”.

Os vinhos “apresentam aromas muito frescos e limpos, com uma concentração de cor tremenda e com um tanino muito refinado, o que confere muita elegância. Já na vindima, os aromas a fruta madura eram muito limpos e mantiveram-se assim durante este período de envelhecimento até decidirmos engarrafá-los com Vintage Clássicos devido à sua qualidade excecional”, acrescenta o enólogo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend