Porto: há vinhos e arroz de marisco a caminho da Alfândega

André Ribeirinho, um dos criadores do conceito Adegga WineMarket. Fotografia: DR
O Adegga WineMarket regressa ao Porto, neste sábado, com 500 vinhos em prova, dos quais 120 têm pontuações iguais ou superiores a 90 pontos, em publicações de referência. Nesta edição cabem ainda masterclasses e o célebre arroz de marisco do Gaveto.

A Alfândega do Porto acolhe o evento, que decorre entre as 14h00 e as 21h00. Os visitantes podem contar com o SmartWineGlass, um copo «inteligente» que regista todas os vinhos provados (a lista integral é enviada por e-mail). À disposição estão mais de 500, de 50 produtores selecionados. E existe uma área exclusiva, com acesso limitado, que guarda vinhos raros e especiais: a Sala Premium.

Mas nem só se copos de faz o Adegga WineMarket Porto. Os visitantes poderão ainda provar o afamado arroz de marisco do restaurante Gaveto, considerado pelos produtores Adegga o melhor restaurante para comer e beber no Grande Porto.

Do programa fazem parte, ainda, masterclasses. Uma delas, com uma seleção de vintage 2017, está a cargo de Bento Amaral, responsável pela Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. Outra, sobre os vinhos de Champagne e a abordagem da viticultura orgânica e biodinâmica da região, é conduzida pelo sommelier Alejandro Chávarro, que acaba de chegar a Portugal para lançar o projeto Vinhos Livres, e passou por alguns dos mais reputados restaurantes do mundo – como o Astrance, detentor de três estrelas Michelin.

Também há espaço para projetos emergentes. É o Adegga Rising Stars, dedicado a novos vinhos, enólogos e produtores que prometem. Entre as novidades desta edição está ainda a entrega da imagem do evento a um ilustrador. No caso, o portuense Francisco Fonseca.

O bilhete Prova, que dá acesso aos 500 vinhos, a uma dose de arroz de marisco e a um copo SmartWineGlass, custa 20 euros. O bilhete Loja, que permite provar e ainda converter o valor da entrada num vale de compras, tem valores a partir de 40 euros. Na ocasião, será disponibilizada para venda uma seleção de vinhos com preços entre 5 e 50 euros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Sommeliers: 10 mestres do vinho que deve conhecer
Porto: 5 coisas que não sabe sobre Miragaia
Apetece estar aqui: no Armazém, em Miragaia

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend