Porto: Essência do Vinho traz mais de 400 produtores ao Palácio da Bolsa

A Essência do Vinho regressa ao Palácio da Bolsa de 20 a 23 de fevereiro. (Fotografia: Lisa Soares/GI)
Está a chegar a 17ª edição do Essência do Vinho. De 20 a 23 de fevereiro, o Palácio da Bolsa recebe 4 mil referências de mais de 400 produtores, em exposição e prova.

São quatro dias inteiramente dedicados ao vinho. De regresso ao Palácio da Bolsa, o evento conta este ano com a representação de 400 produtores nacionais e internacionais. Além dos expositores, onde é possível conhecer e provar os vinhos de cada um deles – 4 mil referências no total -, no programa constam ainda 50 atividades paralelas, que incluem provas temáticas, conversas sobre vinho, harmonizações enogastronómicas e jantares vínicos.

Nesta edição, a Essência do Vinho apostou no reforço da internacionalização do evento, com uma comitiva internacional de especialistas e líderes de opinião convidados, oriundos de uma dezena de países: Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Rússia, Suécia e Suíça. São jornalistas, críticos, wine writers e sommeliers. Parte desta comitiva elegerá o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma prova de referência que já cumpre a 13.ª edição e que é promovida pela Revista de Vinhos.

 

Provas especiais

“Vinhos australianos de castas portuguesas” é uma das provas disponíveis por inscrição. A sessão é orientada pela jornalista e crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed, especializada em vinhos portugueses e australianos, que nesta prova dá a conhecer interpretações australianas de castas bem conhecidas dos portugueses, como a Touriga Nacional, o Tinto Cão, o Sousão, a Tinta Barroca ou o Arinto.

Charles Metcalfe, um dos fundadores do reputado International Wine Challenge (IWC), promove a prova “Grandes Vinhos do IWC”, que destacará rótulos medalhados naquela competição.

Durante o evento decorrem ainda provas da Quinta da Boavista (Douro), considerada o “Produtor do Ano 2019” pela Revista de Vinhos; o lançamento da nova gama de vinhos Alvarinhos de parcela da Aveleda (Vinhos Verdes) e dos vinhos de talha do projeto XXVI Talhas (Alentejo); provas de vinhos estrangeiros de Barolo (Piemonte, Itália), Champagne (França) e Rieslings (Alemanha e Alsácia), e muitas outras.

A entrada geral diária, que inclui oferta de copo de provas, pode ser adquirida online previamente, pelo valor de 20 euros (o custo do bilhete sobe para 25 euros se adquirido no local e no decorrer do evento). O programa completo pode ser consultado no site do Essência do Vinho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend