Crítica de Fernando Melo: 10 vinhos para acompanhar a sardinha assada

(Fotografia de Elle Katie por Pixabay)
Cheira a sardinha assada. E não só, que a festa da sardinhada, mesmo em tempo de contenção e sem arraiais, tem vários predicados. A salada de pimentos assados e alho, a festa do tomate novo que começa a sua campanha anual agora, a cebola da horta cuidada, a batata assada e azeite e o vinagre, os sentidos aguçam-se, os palatos humedecem e a dançarica apetece, ainda que seja em casa na companhia da família nuclear. É proibido esmorecer e como bons portugueses, vamos pôr-nos em festa, que toda a adversidade se há de vencer. Bons santos!

# Comenda de Ansemil Reserva Dão Lafões (13%) | Segredos e Predicados
Classificação Evasões: 18
É a um tempo o primeiro reserva e o primeiro biológico certificado na DOP Lafões. Uvas arinto, cerceal e dona-branca da Quinta da Comenda, bem gerida por Ângelo Rocha. Dourado aberto na cor, nariz floral com notas de manga verde. A boca revela uma acidez bem trabalhada e penetrante, excelente para o corte da gordura das sardinhas, exacerbando-lhes o sabor.
Preço: 6,90 euros

 

# Giroflé Loureiro Verde Branco 2018 (11%) | FAP Wines
Classificação Evasões: 16,5
Cor amarela-palha esverdeada. Aroma forte de maçã-verde e flor de laranjeira, na boca este loureiro de truz mostra toranja e flores silvestres. Excelente acidez, equilibrada e definida, a pedir peixes gordos grelhados como é o caso das amigas sardinhas nas brasas.
Preço: 6 euros

 

# Gerações de Xisto Douro Branco 2018 (13%) | Gerações de Xisto
Classificação Evasões: 18
Cor amarela carregada. Aromas minerais, sugestões de grafite associadas a impressões de pau de giz. Na boca mostra-se focado e definido, notas salinas fortes, evoluindo para cogumelos frescos e alcaçuz, muito devagar. Tudo muito definido neste branco, vai dar boa conta da festa das sardinhas.
Preço: 14 euros

 

# Catarina Setúbal Branco 2019 (13%) | Bacalhôa
Classificação Evasões: 16
Cor amarela dourada. Aroma intenso a líchias, complementado por notas de vagem de ervilhas e tomilho fresco. Boca fresca e cítrica, evolui ao longo da prova abrindo notas frescas de rama de tomate e impressões salinas, que dominam o fim de boca. Boca muito fresca, resolve tudo do património da boa sardinha!
Preço: 6 euros

 

# Pousio Antão-Vaz e Alvarinho Alentejo Branco 2019 (13%) | Casa Agr. HMR
Classificação Evasões: 16,5
Cor amarela dourada. Aroma intenso a líchias, complementado por notas de vagem de ervilhas e tomilho fresco. Boca fresca e cítrica, evolui ao longo da prova abrindo notas frescas de rama de tomate e impressões salinas, que dominam o fim de boca. Boca muito fresca, resolve tudo do património da boa sardinha!
Preço: 12,50 euros

 

# Quinta Valle Madruga Viosinho Trás-os-Montes Branco (13,5 %) | Erta Soc. Agr.
Classificação Evasões: 17,5
100% viosinho. Fermentação longa e batonnage. Cor dourada carregada, aromas de flor de jasmim e ameixa-branca madura. A boca é uma excelente surpresa, marcada sobretudo pela frescura que o binómio estrutura/mineralidade proporciona. Brilhante por isso na mesa da sardinhada
Preço: 5,40 euros

 

# S. Sebastião Sauvignon-Blanc Lisboa Branco 2018 (12%) | Quinta de S. Sebastião
Classificação Evasões: 17
100% sauvignon-blanc. Cor amarela carregada, a sugerir mais idade até do que de facto tem. Cítrico, fruta branca de caroço e notas balsâmicas de folha de eucalipto constroem um ambiente agradável e apetecível. Abordagem clássica e feliz da casta, excelente parceiro da sardinhada.
Preço: 7 euros

 

# Dona Matilde Douro Branco 2019 (12%) | Quinta D. Matilde
Classificação Evasões: 17,5
Field blend, castas arinto, viosinho, gouveio e rabigato. Cor dourada esverdeada, aromas de nêspera, lima e alecrim. A boca é uma boa surpresa, pelo equilíbrio e frescura que proporciona. Termina longo e seco, a sugerir infusão de alecrim. Excelente na assessoria da sardinhada completa.
Preço: 9 euros

 

# Cabriz Sauvignon-Blanc Dão Branco 2019 (13%) | Global Wines
Classificação Evasões: 16
100% sauvignon-blanc, fermentou e estagiou em inox, 2 meses de battonage. Amarelo dourado na cor, o nariz mostra flores do campo e vagens frescas de ervilhas e favas. Na boca percebe-se a acidez na base da frescura deste vinho, festivo e orientado para a mesa, excelente com as sardinhas nas brasas.
Preço: 9 euros

 

# Quinta dos Abibes Sauvignon-Blanc Bairrada Branco (12%) | Quinta dos Abibes
Classificação Evasões: 17,5
Aroma intenso a líchias, complementado por notas de vagem de ervilhas e tomilho fresco. Boca fresca e cítrica, evolui ao longo da prova abrindo notas frescas de rama de tomate e impressões salinas, que dominam o fim de boca. Boca muito fresca, resolve tudo do património da boa sardinha!
Preço: 12 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend