Casa da Tapada: Há nova vida na região dos Vinhos Verdes

Casa da Tapada (Fotografia: DR)
A família Serrano Mira, produtora de vinhos no Alentejo, acaba de expandir o seu portefólio aos Vinhos Verdes. Depois da aquisição da quinta da Casa da Tapada, no ano passado, chegam agora ao mercado os primeiros vinhos com o selo da região.

O que faz uma família de produtores de vinho do Alentejo, com mais de 350 anos de história na região vinícola, aventurar-se pela primeira vez fora de casa, e rumar ao Minho, em direção aos Vinhos Verdes? «Era o que fazia mais sentido no investimento que queríamos fazer, e há também o fator ‘memória’: em casa do nosso avô materno sempre houve Vinho Verde, por isso é uma região que sempre nos foi próxima», esclarece Luís Serrano Mira, que ao lado do irmão Carlos, lidera a Herdade das Servas, a propriedade da família em Estremoz.

Casa da Tapada (Fotografia: DR)

Em 2018, a família adquiriu a quinta da Casa da Tapada, em Amares, Braga, decidida em tirar o maior partido daquela região vinícola e devolver a antiga glória à propriedade, que foi produtora de vinhos até 2011. «Os vinhos da Casa da Tapada já tinham prestígio, o nosso trabalho é relançar a marca» admite Luís.

O investimento passou também pela reestruturação da adega, que terminou a tempo de ainda receber a vindima desse ano. Da colheita de 2018 resultaram os dois primeiros vinhos da Casa da Tapada sob a alçada da família Serrano Mira, e orientação do enólogo Ricardo Constantino, que chegam agora ao mercado. O CT Grande Escolha, um monovarietal de Loureiro, e o Casa da Tapada Superior, um blend de alvarinho e loureiro. Vinhos frescos e harmoniosos.

A próxima etapa do projeto inclui a reorganização da vinha e a implementação de talhões de arinto, uma casta que não existia na propriedade. «Queremos melhorar do ponto de vista vinícola e só depois pensar nas potencialidades da casa para enoturismo» adianta Luís.

Para já, a quinta está de portas abertas para receber visitantes, que além de conhecerem a vinha e a adega, podem ainda descobrir o imponente solar, erguido no séc. XVI pelo poeta Francisco de Sá de Miranda, a capela e os 10 hectares de mata centenária, que vale a pena percorrer sob a sombra das frondosas árvores. Outro dos primeiros passos no enoturismo foi a abertura da loja da quinta, no início do mês de julho, para dar a conhecer os vinhos da renascida Casa da Tapada.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida Sá de Miranda, 115, Fiscal - Amares
Telefone
253012040
Horário
Loja: Das 10h às 13h e das 14h às 19h. Encerra domingo e segunda-feira.


GPS
Latitude : 41.65364379939108
Longitude : -8.382788803427161




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend