Boavista: neste pub de estilo britânico há cervejas e concertos

O pub Dickens tem cerca de 50 referências de cerveja. Fotografia: André Rolo/GI
Perto da Casa da Música existe um espaço de inspiração britânica com dezenas de cervejas no menu, algumas mais exclusivas, três ecrãs a transmitir desporto e uma recente agenda cultural. O seu nome é Dickens

Uma vez por mês, um grupo de mulheres britânicas de um clube de leitura reúne-se no pub Dickens, aberto, desde outubro, na Avenida da Boavista. Afinal, este estabelecimento de estilo britânico, cujo nome remete para o escritor inglês Charles Dickens, reúne condições para uma boa conversa: não existe música alta ou confusão – nem quando passa futebol num dos três ecrãs, que também emitem partidas de ténis, golfe, râguebi e outros desportos.

Um canto que se presta à leitura.
Fotografia: André Rolo/GI

Aqui, há cervejas de várias proveniências, mas sobretudo da Bélgica, da Holanda e da Alemanha, e até uma cerveja própria, de estilo Lager, com o nome da casa. Ao todo, são mais de 50 as referências disponíveis: sete à pressão e as restantes em garrafa. Cada uma é apresentada ao cliente num copo específico.

Por exemplo, a cerveja belga Deus, que vai para a região francesa de Champagne e depois é reenviada para a Bélgica, «é uma cerveja mais parecida com vinho e servida em copo flute», conta o gerente do Dickens, João Alves.

A carta está em permanente atualização, até porque vão chegando edições especiais, algumas mais exclusivas, prossegue João. O próprio pub vai tendo novidades – as mais recentes são a abertura do pátio das traseiras, que deverá ser acompanhada pelo alargamento da oferta de comida, e a introdução de uma agenda cultural com concertos e noites temáticas.

Cada cerveja é servida num copo específico.
Fotografia: André Rolo/GI

O pub está decorado com troféus desportivos, miniaturas de barcos e outras peças, algumas do baú da família ou de viagens feitas pelo proprietário, Mário Pinheiro Torres, responsável também pelo Miradouro Ignez. Mas mesmo as paredes verdes do Dickens guardam espaço para ofertas de clientes. Já houve quem pedisse a morada para enviar quadros e caricas.

Graus de amargor

Na carta surge indicado o grau de amargor de cada cerveja, do mais suave para o mais intenso. Há cervejas de amargor baixo, moderado e alto, quer de garrafa, quer de pressão.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: cerveja artesanal Musa abre bar nas Virtudes
Há um novo terraço no Porto para beber cerveja artesanal
Seis bares clássicos para sair à noite no Porto

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend