O que fazer na Feira do Livro do Porto com os miúdos

O que fazer na Feira do Livro do Porto com os miúdos
Até 17 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal transformam-se na Feira do Livro. Entre apresentações, lançamentos e conversas com autores há tempo para atividades em família, desde teatro, contos e dança a oficinas. Sempre com as palavras como mote.

«Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más». Reconhece a frase quem, graúdo ou miúdo, já leu A Fada Oriana, uma das muitas histórias que Sophia de Mello Breyner Andresen escreveu para crianças. Inspirada na obra da poetisa, a Feira do Livro do Porto 2017 conta este ano com uma série de leituras, conversas e também atividades para miúdos, que a homenageiam.

Uma delas começa exatamente com a frase de Fada Oriana, que a 16 e 17 de setembro leva os bailarinos do Centro de Dança do Porto a concretizar a coreografia de Teresa Vieira, inspirada no conto. A dança é para assistir, tal como os espetáculos de marionetas que se repetem ao longo da última semana da feira: primeiro, sobre os Contos Tradicionais do Povo Português, por Teófilo Braga; e depois sobre A Lenda do Milagre das Rosas.

No entanto, há atividades de sobra que envolvem a participação direta da pequenada e das suas famílias. Sophia de Mello Breyner é também a principal agregadora das oficinas, que dão a possibilidade às crianças de ilustrar as palavras da autora, nos dias 10 e 16 de setembro.

Haverá uma oficina de escrita e outra de origamis inspirada na curiosidade de Sophia pelo Oriente, dia 14. Além das máscaras de cartão, aos sábados, preparadas a partir do imaginário da poetisa.Os bebés também têm as suas próprias atividades na sala de conto, com narrações orais e jogos, que recorrem à música para envolver os mais pequenos. Escolha não falta e para a família toda.

Leia também:

Já abriu o primeiro café de cereais do Porto
Onde Bourdain (também) devia ter ido no Porto
10 sítios para comer e beber com uma vista única sobre o Porto



CONTEÚDO PATROCINADO