A feira gastronómica do polvo chega à Ericeira

Fotografia de Paulo Jorge Magalhães/GI
As semanas gastronómicas que promovem os melhores produtos da vila piscatória repetem-se no próximo fim de semana. Desta vez, é o polvo que fará parte das ementas de dezenas de restaurantes da região.

É do mar que se colhem as principais riquezas gastronómicas da vila piscatória da Ericeira. A prová-lo estão as séries de mostras gastronómicas que, desde abril, têm apresentado a locais e visitantes o que de melhor se come pela região. A partir de 12 de maio e durante uma semana, a vila rende-se ao polvo, que poderá ser provado em mais de quarenta restaurantes aderentes à iniciativa.

E se o polvo ganha lugar central nas ementas dos espaços até 21 de maio, o primeiro fim de semana da mostra leva ao Mercado Municipal da Ericeira sessões de show cooking comandadas pelo chef António Alexandre, responsável pelo projeto Endògenos, das 16h às 19h. O polvo não concentra em si todas as atenções, isto porque todos os petiscos serão acompanhados de harmonizações com vinhos dos produtores da região.

Depois das festas dedicada ao ouriço-do-mar e da raia e, agora, do polvo, estão agendadas mais três mostras gastronómicas inspiradas na riqueza da costa da Ericeira. A partir de 27 de maio, o mexilhão estará em destaque. Segue-se a cavala, a 10 de junho, e os percebes, a 24 do mesmo mês. Oportunidades únicas para provar os melhores pratos da região e uma boa desculpa para um fim de semana longe de casa.

Leia também:
Porto Covo: A magia do Alentejo com mar
Boas marisqueiras de norte a sul
S.O.S: um restaurante no Porto que só serve peixe e marisco



CONTEÚDO PATROCINADO