Bourdain passeou no Porto e provou os seus petiscos

O chef norte-americano já terá abandonado a Invicta, onde provou os famosos cachorrinhos do Gazela, experimentou lampreia, comeu marisco e as incontornáveis tripas à moda do Porto. Tudo para o seu programa de televisão «Parts Unknown», da CNN, que em Portugal é exibido no canal 24 Kitchen com o nome de «Viagem ao Desconhecido».

Bourdain começou o seu périplo pelo Porto no restaurante tradicional na Areosa Cozinha do Martinho. Ali comeu Tripas à moda do Porto, receita que o proprietário trouxe de Caldelas, Amares. É um dos pratos mais emblemáticos e antigos do restaurante que Martinho da Costa Pereira abriu há 46 anos.

A filha, Branca Pereira, está à frente do negócio há cerca de 25 anos e, apesar de não se ter podido alongar sobre a passagem de Bourdain, confessa que teve «um feedback positivo» do prato. «Ele almoçou com um convidado especial, que escolheu para esta gravação. Provaram também as rabanadas, um ex libris da cozinha do Martinho que temos 364 dias por ano – só não há no dia de Natal», contou. E adiantou: «Adorei conhecê-lo».

Também os cachorrinhos picantes da Cervejaria Gazela fizeram parte desta sua passagem pelo Porto. Depois de passear pelos jardins do Palácio de Cristal e de ter experimentado lampreia na zona de pescadores de Lordelo do Ouro, o norte-americano rumou ao centro do Porto com a equipa de filmagens, para uma refeição na Praça da Batalha, que atraiu os olhares dos populares. No centro das atenções esteve Bourdain e o cachorro com molho picante, uma das especialidades do Gazela.

Esta não é a primeira vez que o chef-celebridade se faz acompanhar por uma equipa de televisão na Invicta. Em 2002, dois anos depois de publicar «Cozinha Confidencial» (o livro que o catapultou para o sucesso), Anthony Bourdain esteve na cidade a gravar «A Cook’s Tour» para o Food Network. Voltou dez anos depois a Portugal com o programa «Sem Reservas» (galardoado com dois Emmy), para filmar em Lisboa e nos Açores.

A estreia da nova temporada de «Parts Unknown», que em princípio irá integrar o episódio sobre o Porto, está prevista para o final do ano.

Leia também:

Gelado com guiness no Porto
Doçaria conventual para provar no Chiado
Loja de decoração com mercearia e salão de chá em Miraflores

 



CONTEÚDO PATROCINADO