Três receitas de abóbora que são “Forking Amazing”

A abóbora foi o produto escolhido pela chef Patrícia Vilela. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
Patrícia Vilela, criadora da escola (informal) de cozinha e do catering Forking Amazing, e ainda co-autora de um livro de receitas com ervas aromáticas, adora cozinhar com abóbora, um ingrediente que tem no quintal da sua casa, em Gaia. Para estes dias caseiros, sugere este trio de receitas simples.

Papas de aveia

Ingredientes
1 chávena de flocos de aveia
2 chávenas de bebida vegetal de aveia
2 colheres de sopa de abóbora hokaido assada
1 cubo de chocolate 70% cacau
especiarias a gosto (por exemplo: canela, cravinho, noz moscada)

Preparação
Levar os flocos de aveia ao lume brando com a bebida vegetal e a abóbora. Deixar cozinhar por aproximadamente 10 minutos, ou até obter a consistência desejada. Retirar do lume, deitar numa tigela, polvilhar com as especiarias, mexer bem e mergulhar o chocolate. Esperar que derreta, envolver e comer.

Nota: pode fazer-se com qualquer líquido, até com água, mas fica mais cremoso com leite. Resulta melhor com a abóbora hokaido e com a abóbora manteiga, porque têm um sabor mais adocicado.

 

(Fotografia de Paulo Spranger/GI)

 

Risoto de abóbora e cogumelos

Ingredientes
300 rg de arroz para risoto
200 gr de abóbora manteiga assada
1 cebola pequena picada
2 talos de acelga picados
3 dentes de alho picados
talos de coentros picados q.b.
azeite q.b.
1 l de água (aprox.)
300 gr de cogumelos shitake fatiados
100 gr de queijo da ilha ralado
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparação
Aquecer 1L de água numa panela: manter a água fervente durante a elaboração do risoto. Colocar, num tacho largo, um fio de azeite, a cebola, o alho, a acelga e os coentros (ou, em alternativa, salsa). Aquecer em lume médio alto até começar a ficar dourado. Acrescentar o arroz, os cogumelos, e mexer sempre para fritar. Refrescar com um copo de água fria. Deixar evaporar, mexendo sempre, reduzir o lume e adicionar água fervente, cerca de 2 copos de cada vez. Deve repetir o processo cerca de 3 vezes: sempre a mexer e só acrescentando água fervente quando a anterior tiver quase toda desaparecido (o risoto fica pronto em 15-20 minutos). Deve provar-se e se estiver quase cozido, retirar-se do lume e acrescentar a manteiga, a abóbora e o queijo. Mexer até envolver tudo, tapar, esperar 2 minutos e servir no momento.

Ideia para aproveitar sobras de risoto:
O risoto deve ser comido na hora ou fica empapado. Como não aquece bem, podemos aproveitar as sobras de outra forma: podem formar bolinhas de arroz (se necessário, acrescentar um pouco de pão ralado), abrir uma cavidade com os dedos e colocar queijo mozarela, por exemplo. Fechar a bolinha, passar por ovo e pão ralado e fritar. Em Itália, chamam-se “arancini”.

(Fotografia: DR)

Ri, sol!

Ingredientes

Massa
1 chávena de água
1 chávena de farinha T55
1 colher de sopa de manteiga
sal q.b.
2-3 ovos
2 chávenas de pão ralado

Recheio
1 chávena de abóbora manteiga assada aos cubos
½ chávena de batata doce assada aos cubos
1 chávena de tentáculos de polvo cozido cortados grosseiramente
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
salsa picada q.b.
1 fio de azeite
(A chávena tem cerca de 200 ml)

Preparação:
Começar pelo recheio: aquecer a cebola num fio de azeite e, quando transparente, juntar o alho. Mexer, dourar e acrescentar os restantes ingredientes. Envolver bem, acrescentar a salsa e reservar. Para a massa: aquecer a água com a manteiga e o sal. Quando fervente, misturar a farinha, reduzir o lume e mexer sempre até formar uma bola macia. Desligar, retirar do lume e deixar arrefecer 5 minutos. Estender numa bancada polvilhada com farinha, usar um cortante circular e rechear. Passar por ovo batido e pão ralado. Fritar em óleo quente e abundante. Para congelar, colocar primeiro os rissóis num tabuleiro, todos separados. Depois de congelados, podem ser guardados num saco.

(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

SOBRE A COZINHEIRA:

Patrícia Vilela é a criadora da escola (informal) de cozinha e do catering Forking Amazing, e ainda co-autora, com o agrónomo Luís Alves, de um livro sobre receitas com ervas aromáticas (Erva uma vez… Estórias cozinhadas com aromas) e adora cozinhar com abóbora. É um ingrediente que tem no quintal da sua casa, em Gaia, onde vive com o marido e os dois filhos gémeos. É um dos seus alimentos preferidos, como se pode comprovar ao seguir a sua conta no instagram, onde receitas com abóbora surgem a cada passo. Por estes dias, confinada à sua casa à conta da quarentena, tem cozinhado muito e partilhado diariamente receitas para os seus seguidores. Patrícia Vilela sugere este trio de receitas simples de fazer para os leitores da Evasões, todas elas tendo como ponto de partida abóbora previamente assada com um fio de azeite, pimenta preta e aromáticas a gosto. “Cá em casa, usamos salva e alecrim. Podemos assar em grande quantidade, juntamente com cenouras e beterrabas, e ir usando em diferentes refeições”, sublinha a cozinheira.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend