Porto: Feira do Livro regressa este mês com espaço alargado

Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal a 28 de agosto. (Fotografia: DR)
A Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal entre 28 de agosto e 13 de setembro, com a palavra no feminino como fio condutor da programação. Pela primeira vez, o espaço físico da feira estende-se à Casa do Roseiral e ao Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

“Alegria para o fim do mundo”, transcrito do livro de Andreia C. Faria, é o mote da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que regressa aos Jardins do Palácio de Cristal na próxima semana (28 de agosto) e com várias novidades. A começar pelo espaço físico, que pela primeira vez vai estender-se até à Casa do Roseiral e ao Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Este ano, devido à crise sanitária causada pelo novo coronavírus, também as entradas e saídas serão controladas, de modo a não ultrapassar o limite de 3500 pessoas no recinto.

Até 13 de setembro a programação tem como fio condutor a potência da escrita e das vozes no feminino, justificando duas homenageadas: a poeta Leonor de Almeida, que verá o seu nome eternizado na Avenida das Tílias, e a imunologista e também poeta Maria de Sousa, que faleceu recentemente vítima da Covid-19.

Lições, conversas, palavra soprada, rádio, cinema, concertos, oficinas e espetáculos são algumas das atividades da programação que se estendem a vários espaços dos Jardins do Palácio de Cristal. O terreiro exterior da Casa do Roseiral, por exemplo, será o palco dos Concertos de Bolso, que reúnem ao final da tarde músicos de diferentes géneros e gerações, como os Baleia, Baleia, Baleia, Angélica Salvi ou Peixe.

O auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota vai acolher um ciclo de poesia, dando voz a 30 mulheres poetas, e no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, é apresentado um ciclo de cinema focado na obra de Lynn Hershman.

Concertos da Porta-Jazz ao relento, ecos da Biblioteca Sonora, rádio com transmissões em direto, duas poetas residentes, um programa infanto-juvenil, e outras atrações, como um concerto de encerramento com Mário Laginha e Pedro Burmester, compõem ainda o programa da Feira do Livro do Porto 2020.

Esta sétima edição conta com 119 stands inscritos, que representam livreiros, editoras, alfarrabistas, distribuidores, e entidades públicas ou privadas, e todas as medidas de prevenção e segurança estão garantidas, através da disponibilização de álcool gel e desinfetante, e da limpeza regular do recinto, assegurada pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend