Nova rota permite conhecer o Alto Douro Vinhateiro de bicicleta

Nova rota permite conhecer o Alto Douro Vinhateiro de bicicleta
O novo Passaporte Douro convida a conhecer 73 pontos de interesse na região. (Fotografia: Orlando Almeida /GI)
Uma ciclovia com quase 300 quilómetros vai ligar o Alto Douro Vinhateiro à área protegida do Douro Internacional. Novo percurso de bicicleta vai percorrer sete concelhos.

Os praticantes de BTT e cicloturismo vão dispor de uma rota com 275 quilómetros de extensão que vai ligar o Alto Douro Vinhateiro à área protegida do Douro Internacional, num circuito que atravessa sete concelhos. A Grande Travessia do Douro Internacional e Vinhateiro (GTDIV), como é designada, é um projeto da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) que pretende valorizar e preservar os ativos turísticos deste território, através de um circuito potenciador das atividades ao ar livre e do usufruto de património cultural e natural “que de outra forma não seria possível aproveitar”.

“Esta é uma rota que vai ajudar a potenciar os ativos turísticos do território através de um circuito ciclável com 275 quilómetros extensão. A iniciativa está vocacionada para a promoção do cicloturismo num território e que que junta dois patrimoniais mundiais da humanidade [Douro Vinhateiro e Arte Rupestre do Vale do Côa e um área protegida de grande valor ambiental”, explicou à lusa «o secretario geral da AMDS, Nuno Trigo.

O praticante de BTT pode assim contemplar a paisagem entre os rios Douro, Sabor e Tua, onde, segundo o responsável, cada passagem “é um momento único”. A GTDIV consiste num projeto para a promoção do cicloturismo e da prática de BTT no território do Douro Superior, sendo constituída por um traçado linear de longa distância, devidamente equipada, que decorre predominante nos espaços naturais do Nordeste Transmontano.

Quem optar por este percurso terá de respeitar a sinalética e normas existentes para a prática de BTT e cicloturismo em vigor a nível nacional e internacional. “Ao longo do traçado vão ser instalados painéis contendo informações e sinalética de direção complementares”, indicou a AMDS.

O circuito de 275 quilómetros será repartido por seis etapas, cada uma com início e fim em cada um dos concelhos da AMDS. Em cada um haverá centros de apoios aos praticantes que vão dispor de balneários, sanitários e estações de serviço para a lavagem de bicicletas. A GTDIV vai passar pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães (Bragança) Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa (Guarda).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend