Nasceu um adorável pinguim-de-Magalhães no Oceanário de Lisboa

O pinguim Zazu. (Fotografia: Oceanário de Lisboa/DR)
Zazu, filho de Buzzard e Joy, já pode ser visto no Oceanário.

Nasceu com 90 gramas, no dia 18 de maio, e é mais novo residente do Oceanário de Lisboa. Zazu, filho de Buzzard e Joy, é um pinguim-de-Magalhães, uma espécie com o estatuto de conservação de “quase ameaçado”, segundo o IUCN, já pode ser visto no Oceanário. É relativamente fácil distingui-lo dos seus companheiros, já que apresenta uma penugem juvenil, ainda em tons de cinzento e bege, que contraste com o resto da colónia, toda a preto e branco.

O casal progenitor, Buzzard e Joy, tem cerca de 30 anos de idade, e desde 1998, todos os anos faz ninho no Habitat do Antártico. Foi sob o cuidado de ambos que Zazu esteve durante oito semanas, regressando, em setembro, “ao habitat do Antártico, após três semanas de habituação à presença humana e preparação para integrar a colónia com cerca de 30 indivíduos”, segunda a nota informativa.

Segundo Núria Baylina, curadora e diretora de Conservação do Oceanário de Lisboa, “esta espécie reproduz-se no Oceanário desde 1998 e os pais deste pinguim são um dos casais mais antigos da colónia. Alguns dos animais nascidos no Oceanário mantêm-se na colónia mas outros fazem parte de colónias noutros aquários e zoos europeus. Estas movimentações de animais são importantes para a manutenção da variabilidade genética dentro das colónias e no conjunto da população presente nas instituições europeias”.

Está a decorrer, até 31 de outubro, uma campanha dirigida a jovens até aos 25 anos de idade, que oferece a oportunidade de visitar o Oceanário por apenas 5 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend