Festa das camélias é já neste fim de semana, na Alfândega do Porto

As camélias motivam uma série de iniciativas gratuitas. (Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens)
A 26.ª Exposição de Camélias do Porto tem lugar no próximo fim de semana, no edifício da Alfândega. São consideradas as flores da cidade, que vem criando muitas variedades da espécie, e toda a festa gira em torno delas. Há prémios para as melhores camélias e arranjos de mesa, atividades para a família inteira e um mercado. O acesso é livre.


No sábado, as portas abrem-se às 14h30 horas e, meia hora depois, são entregues os prémios aos vencedores nas categorias a concurso: “Melhor Camélia”, Melhor Camélia de Origem Portuguesa” e “Melhor Ornamentação/Arranjo Floral de Mesa”. Seguem-se, ao longo do dia, performances itinerantes e momentos musicais, que culminam na apresentação de árias de ópera pela companhia Ópera de Bolso, como informa a empresa municipal Ágora (o programa integral pode ser consultado aqui).

Já no domingo, a programação arranca às 10 horas, com um espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto dirigido aos mais novos: chama-se “Nunca”, e tem ligação com a história de Peter Pan. Ao longo do dia, há sessões de contos (inclusive, com pontes para a história do chá, através do Centro de Educação Ambiental), mais animação itinerante, música e dança.

(Fotografia: José Carmo/GI)

Os visitantes vão ainda encontrar o habitual Mercado das Camélias, com plantas de produtores nacionais, chá, arranjos naturais, cerâmica, gravuras e outros artigos ligados, de alguma maneira, àquela flor.

Mas nem todas as propostas se cingem à Alfândega do Porto. No domingo, às 11 horas, a Casa São Roque – Centro de Arte acolhe uma visita guiada à casa, ao jardim e às camélias centenárias, com orientação de Pedro Álvares Ribeiro, Armando Oliveira e António Assunção. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição online e limitada a 50 pessoas.

A Exposição de Camélias do Porto é organizada pela Câmara Municipal do Porto, através do seu Pelouro do Ambiente e da Ágora, em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend