Casa do Vinho Verde volta ao século XIX com a arquitetura e o design

A Casa do Vinho Verde - Palacete Silva Monteiro fica no Porto e vai receber este evento. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Entre 3 e 13 de abril, a Casa do Vinho Verde – Palacete Silva Monteiro, no Porto, recebe a 6.ª edição do Sleep In – Royal Edition, uma mostra de arquitetura e design de interiores concebida por 13 nomes de referência desafiados a recriar asvivências do palacete através de 13 personagens fictícias.

A programação da 6.ª edição do Sleep In – Royal Edition vai levar à Casa do Vinho Verde – Palacete Silva Monteiro, no Porto, dez dias de showcookings, provas de Vinhos Verdes, fado, artes performativas, pintura ao vivo, leilões de arte, entre outras propostas “ajustadas a uma Royal Edition que reinterpreta na atualidade a vida burguesa da cidade do Porto na segunda metade do século XIX”, anunciou a organização em comunicado.

O palacete oitocentista, que é sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), recebe o evento no ano em que se comemora os 200 anos do nascimento do Conde Silva Monteiro.

Em conversa com a Evasões, Dina Souto Rosa, mentora e promotora do evento, explica que a criação das personagens permite que os designers e arquitetos conferiram “mais alma aos espaços”. A ideia é que os convidados não trabalhem no vazio. “Atribuindo uma personagem a cada um deles, os espaços são modificados através de um fio condutor”, diz.

A ideia deste evento, que teve a sua primeira edição em 2016, num armazém de vinhos do século XVIII, no Porto, é dar a conhecer as tendências mais recentes da arquitetura e decoração de interiores. “Hoje em dia já não se trabalha propriamente para a casa portuguesa. Pois com o crescimento do turismo os decoradores começaram a trabalhar mais para hotéis e alojamentos. Daí, as personagens serem sempre estrangeiros que vêm alojar-se em Portugal”.

As personagens criadas para esta edição são todas da aristocracia. É para “desmistificar esta classe” e sublinhar que há “vícios e manias em todas elas”; ao mesmo tempo dão o toque glamoroso e sofisticado que o evento quer ter.

A materializar os conceitos das personagens estarão Miguel Costa Cabral, Nuska Themudo (Open Life), Sandra Pinto e Miguel Ferraz (Casa 23), Ana Paiva, Geotoni, Geovani Prado e António Aroso, Cristina Archer e Nelma Serpa Pinto (The Studio Interiores), Paula Franzini, Ana Lencastre (Lencastre Interior Design), Patrícia Nascimento da Fonseca e Maria J. Carneiro (Sete Chaves), Fabián Pellegrinet Conte, Ginha Teixeira Pinto (DonaVila), Carlos Santos e Margarida Ferreira da Silva (AM Living) e Sónia Carvalho (Dama de Paus).

(Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

O nº 318 da Rua da Restauração, no Porto, vai transformar-se, assim, na morada temporária de Don Francisco de Guzman (epicurista e aficionado tauromáquico), da Condessa de Ponthieu, Florence Marie Louise (produtora de vinhos espumantes), de Bagu Simbá Mussu e Dandara Menelik Tutu (exilados do Djubuti e descentes da rainha do Sabá), de Argus Kiryl Maximus (único descendente grego da família Gattelusio e apaixonado por História, Música e Culinária), e de Ludvic Constance Timothe (nobre belga, perfumista principal de várias casas reais europeias).

No rol das restantes personagens fictícias estarão Sebastião de Santa Maria (descente do Conde Silva Monteiro e herdeiro da arte do acolhimento que o legado do Palacete), Laura Federica Antonelli Grimaldi Constantini e Lancellotti (apaixonada por jardins, em visita ao Porto a propósito de uma exposição e camélias), Ingrid Martha (jovem princesa europeia que renunciou à realeza para se dedicar ao yoga e ao hinduísmo), Viscondessa de Terylene, Eleanor Victoria Whinfield (jovem inglesa influencer de moda), Archibaldo Diego Alvarez Garcia (coleccionador de arte e apreciador de chocolate, Rei do Cacau na região de Cusco – Peru), Frederik Lorenzo de Berry, Marquês de Bruinisse (velejador nato de origem holandesa), Baronesa de Céligny, Anna Justine Desirée (chocoólica e interessada em desenvolver um negócio com o Rei do Cacau) e Sir Albert Stuart George (criador de galgos e cavalos da raça Cleveland Bay), personagens criadas por Dina Souto Rosa, mentora e promotora do evento, para inspirar a decoração e a recriação dos vários espaços e contar as diferentes histórias aos visitantes.

O Sleep In – Royal Edition estará aberto ao público entre os dias 3 e 13 de abril, das 15h às 21h, com bilhetes à venda na Ticketline por cinco euros. O evento tem o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Ágora – Cultura e Desporto do Município do Porto, da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins e da CVRVV.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend