8 livros de receitas para oferecer

Filipa Gomes é uma das autoras em foco. Fotografia: Diana Quintela/GI
Estas obras, algumas de autores bem conhecidos da televisão, chegaram há pouco tempo às livrarias e são boas opções para oferecer a alguém que adore cozinhar.

Textos de Dora Mota

Cozinha com Twist, de Filipa Gomes

Filipa Gomes reuniu num livro de cozinha que pesa nas mãos – é um gordo volume de capa dura – as 120 melhores receitas do seu programa do canal 24 Kitchen, que foi distinguido há dias nos Gourmand Awards 2020 (conhecidos como os “Óscares da Culinária”). Este “Cozinha com twist” apresenta-as divididas por secções como pequenos-almoços e lanches, vegetariano, família feliz, alma tuga, internacional, dias especiais e super fácil. Os textos têm a garridice da cozinheira, a tornar as receitas tentadoras, e as fotos são abundantes e bem elucidativas.

Casa das Letras/304 pág/PVP 25,90 euros

 

Doces do Ofício, de Francisco Moreira

É um livro de receitas delicadas e gentis como o seu pasteleiro, que publica neste livro todas as que demonstrou na primeira temporada do programa “Doces do Ofício”, do 24 Kitchen. Bolos secos e húmidos, simples ou em camadas, semifrios, tortas e pavlovas, éclairs e tartes tatin, tartes e madalenas – há um bocadinho de tudo neste livro em 22 episódios.

Casa das Letras/200 pág/PVP 19,90 euros

 

As Melhores 99 Receitas do Casal Mistério, de Casal Mistério

Eles têm um blog sobre comida e viagens, uma popular conta no instagram, um canal de vídeo, criaram evento Bruchvilla em Lisboa e no Porto e este é o seu terceiro livro de receitas. E mesmo assim, a identidade deste Casal Mistério mantém-se, desde há cinco anos, intocadamente misteriosa.

Este livro chamado “As 99 melhores receitas do Casal Mistério e as 16 que os maiores chefs portugueses fazem em casa” mantém o caráter da obra da dupla: receitas simples ou menos simples mas bem explicadas muito apropriadas para refeições caseiras ou de convívio, feitas com ingredientes familiares e acessíveis e, claro, imagens apetitosas.

Manuscrito/264 pág/PVP 19,90 euros

 

Amor às Fatias, de Gilberto Costa

O terceiro livro do chef açoriano Gilberto Costa (professor da escola de Hotelaria do Estoril) é praticamente uma carta de amor ao bolo enquanto pretexto de reunião familiar e de amigos, como gesto hospitaleiro e de gratidão, como generosa tradição portuguesa. Neste livro com “70 receitas de bolos das nossas avós que nos fazem viajar no tempo”, encontra receitas familiares do autor (e por isso há muitas receitas de bolos dos Açores) e muitas outras de todo o país, e de alguns outros países, sempre ligados à tradição convivial.

Esfera dos Livros/160 pág./PVP 16 euros

 

Cozinha Vegetariana Rápida e Prática, de Gabriel Oliveira

É autora deste “Cozinha Vegetariana – rápida e prática”, o sexto da série “Cozinha Vegetariana”, e ainda abriu a Academia Vegan – Espaço de Culinária, em Lisboa. Gabriela Oliveira defende que cozinhar em modo vegetariano pode ser simples e fácil, desde que se apliquem alguns princípios e se aprendam as bases. Depois, é só criar e aperfeiçoar sabores para fazer refeições nutritivas para toda a família. Por isso, este livro tem um arranque didático e informativo antes de se lançar na série de receitas, bem ilustradas, para todas as refeições do dia e ainda snacks e “doces momentos”. Um livro essencial e inspitador para quem quer comer mais “verde”.

ArtePlura Edições/232 pág/PVP 18,80

 

Com os azeites, por Vítor Sobral

Vítor Sobral – conhecido chef e professor – tem revelado uma paixão por fazer livros e já vai em mais de vinte, como autor ou co-autor. Este novo livro “Com os azeites” (que foi recentemente distinguido nos Gourmard Awards 2020) é de encher o olho e a prateleira, com as suas grandes páginas por onde fotografias de oliveiras, colheitas de azeite e sua transformação no lagar nos vão conduzindo desde a história e usos do azeite em Portugal e no mundo até à lista de “mais de 130 receitas com sabor a azeite português”. Há crus e marinados, ovos e saladas, petiscos e conservas, escabeches, sopas e caldos, peixes, mariscos e carnes, molhos e temperos, sobremesas e doces.

Casa das Letras/288 pág/PVP 29,90 euros

 

A Sentada, de Sandra Nobre

É um livro para oferecer a cozinheiros inquietos que gostam de experimentar receitas de todo o lado. Sandra Nobre, angolana criada em Portugal, com raízes entre o norte da Europa e África, envolve naturalmente pratos e tradições de mesa destas paragens e outras, como o Médio Oriente, a partir da sua formação clássica numa escola de cozinha Cordon Bleu. Neste livro com forma de caderno de argolas de receitas, há 22 menus para as estações do ano e várias ocasiões, incluindo o Natal – uma “sentada” é o nome luso-africano para um longo convívio à mesa. Conte com rabanadas e baklava e, sobretudo, com receitas criadas com ingredientes que nos são familiares.

Casa das Letras/240 pág/PVP 23,90 euros

 

Vinhos & Petiscos, Edição vegetariana. Vários autores.

Esta é a versão vegetariana do livro “Vinhos & Petiscos”, que promove parcerias entre produtores portugueses e chefs de cozinha (de restaurantes mais e menos conhecidos e ainda academias culinárias) para harmonizar receitas com vinhos de todas a regiões. Há receitas apelativas, como migas e empadas, caçarolas e gaspachos, tartes, saladas, massas e risotos, entre muitas outras, criadas para combinar com os seus amigos de copo.

 

Caminho das Palavras/160 pág/PVP 16,65 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend