Aldeias Históricas de Portugal ganham wi-fi gratuito e 3.500 quilómetros cicláveis

Internet sem-fios gratuita e percursos cicláveis assinados são as grandes novidades. (Fotografia: DR)
Internet sem fios gratuita no espaço público das 12 aldeias históricas do país e uma rede de percursos cicláveis com 3.500 quilómetros de extensão são as novidades apresentadas pela rede Aldeias Histórias de Portugal.

Um destino “mais inteligente” e “mais #bikelife”, é assim que a rede das Aldeias Históricas de Portugal quer posicionar-se no país e a nível internacional com a implementação de dois novos projetos “estruturantes para o território”. A partir de agora há rede de Internet sem-fios nos espaços públicos e pontos de interesse das 12 aldeias e uma rede de percursos cicláveis com 3.500 quilómetros.

O primeiro projetou tornou as Aldeias Históricas de Portugal “o primeiro destino, em rede, totalmente coberto com fibra ótica e com wi-fi gratuito” nos espaços públicos, o que permitirá “melhorar a qualidade de vida dos residentes” e a “experiência do turista, bem como as condições dos profissionais que exercem a sua atividade no território e dos que ponderam essa possibilidade”, diz a rede em comunicado.

Foi também implementado um sistema beacon, que funciona através da tecnologia bluetooth e de uma aplicação móvel. A dita app “permite às aldeias interagirem com os visitantes, fornecendo informação georreferenciada e contextual, eventos e outras notícias úteis e é também uma aplicação inclusiva, uma vez que disponibiliza áudio guias em várias línguas e com conteúdos que cumprem com a regra da infoacessibilidade”. O download da aplicação está disponível aqui.

Há 46 percursos assinalados. (Fotografia: DR)

As Aldeias Históricas de Portugal ganharam também cerca de 3.500 quilómetros cicláveis em estrada, distribuídos ao longo de 46 percursos e que formam “a maior rede de percursos cicláveis em todo o país”. O objetivo é tornar o destino atrativo também para os cicloturistas “e para todos os amantes de bicicleta”, assim como criar um “impacto positivo na promoção das Aldeias Históricas de Portugal e dos territórios envolventes”.

Segundo o mesmo comunicado, está em fase de conclusão a produção do Guia dos Percursos Cicláveis da Rede das Aldeias Históricas de Portugal, que “privilegiará a dimensão digital”, mas que também terá uma edição em suporte físico, exclusivamente para a promoção em certames. O projeto de cicloturismo abrange as 12 aldeias e os municípios adjacentes, como os de Castelo Branco, Covilhã, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel e Seia.

A rede Aldeias Históricas de Portugal é composta por 12 aldeias – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – e constitui o primeiro destino em rede à escala mundial. É também o primeiro destino nacional a receber a certificação Biosphere Destination, sendo A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend