Albufeira vai receber (e comer) a maior cataplana do mundo

A maior cataplana do mundo existe e está quase a chegar ao Algarve. Mas não se trata apenas da peça de cozinha: o prato típico algarvio vai mesmo ser feito e servido ao público, durante o Classic Weekend que acontece na Marina de Albufeira entre 14 e 16 de setembro.

A maior cataplana do mundo já está construída e deverá chegar ao Algarve no início da próxima semana. Tem cerca de quatro metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura e «cerca de 540 quilos» de peso, com «capacidade para uma tonelada e 300 quilos de comida», contou à Evasões José Garrido, coordenador do Classic Weekend que vai decorrer na Marina de Albufeira daqui a duas semanas.

«A parte mais complicada do processo foi descobrir quem é que podia fazer isto. Aqui no Algarve ninguém fazia, andámos a percorrer o país à procura [de alguém que conseguisse fabricar a cataplana]», explicou o responsável. Por ser inviável fabricar a peça através de um molde e estampagem – como habitualmente -, «uma equipa de vários homens» construiu-a «integralmente à mão, com força de braços», durante várias semanas, para que estivesse pronta a tempo.

José Garrido afirma convicto que «nunca ninguém fez uma cataplana com três metros. O recorde não existe», pelo que esta peça, feita por encomenda, será mesmo a maior do mundo e configura um recorde. E a escala de grandeza não se fica por aqui: a cataplana será utilizada para fabricar o prato típico algarvio com o mesmo nome, capaz de providenciar «mais de duas mil doses».

A confeção do prato será supervisionada por um cozinheiro de Albufeira e realizada por uma equipa de pessoas, implicando a utilização de qualquer coisa como 355 quilos de carne de porco, 267 quilos de amêijoas, 76 quilos de camarão, 88 litros de vinho, 89 quilos de cebola e 45 quilos de pimentos verdes e vermelhos, além de tomate, alho e restantes ingredientes. «Vamos ter duas plataformas elevatórias junto da cataplana» para permitir à equipa cozinhar a comida, e, claro, até as colheres de pau tiveram de ser feitas com dimensões apropriadas, em Arganil.

Esta é a maior cataplana do mundo. (Fotografia: DR)

A logística para fazer este gigantesco prato envolve, ainda, um «guincho elétrico montado num pórtico para fechar o tampo gigante», isto porque o prato vai ser feito à hora, diretamente na cataplana. A previsão da organização é que poucos minutos depois das 20h00 de sábado (dia 15), quando abrirem o tampo e o vapor sair, já seja possível começar a servir a especialidade, a convidados do evento e público em geral. E «não vai haver desperdícios se sobrar comida».

A cataplana poderá ser provada por qualquer pessoa mediante a compra de uma senha no valor de 5 euros, que dá direito ao prato e a uma bebida (cerveja, vinho, água ou sumo). Toda a receita angariada no evento reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Além de comer, será também possível fotografar a peça no alto de um miradouro a uma distância de nove metros (metade da cataplana estará tapada, com o tampo superior a descoberto).

A ideia de criar a maior cataplana do mundo surgiu entre um grupo de empresários com atividades marítimo-turísticas na Marina de Albufeira, e que decidiram dinamizar aquele espaço com um evento dedicado aos clássicos, o Classic Weekend, entre 14 e 16 de setembro. A programação inclui regatas, visitas à Caravela Boa Esperança, uma parada de automóveis Porsches e motas Harldey-Davidson, uma exposição de veículos clássicos dos bombeiros de Albufeira, uma mostra de pintura, uma corrida/marcha noturna e um concerto numa capela na marina. O evento realiza-se com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e tem entrada gratuita.

 

Leia também:

O barlavento algarvio é um roteiro para todo o ano
Uma rua em Albufeira: da praia e túnel até ao centro
As melhores praias de Albufeira que estão à sua espera




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend